Por que as baleias migram? Para cuidar da pele, segundo estudo
Segundo especialistas, as águas mais quentes dos trópicos conservam o calor do corpo dos animais, reduzindo a descamação da pele desses animais
Um estudo publicado na revista Marine Mammal Science afirma que as baleias migram de águas polares para águas tropicais com o objetivo de manter a pele saudável. Os cientistas propõem que elas vão para as águas mais quentes para conservar o calor do corpo, desviando o fluxo sanguíneo da pele. Isso reduz a regeneração das células da pele e interrompe a descamação.
“A mudança de pele é uma necessidade fisiológica importante que pode ser atendida pela migração para águas mais quentes”, disse Robert Pitman, principal autor do artigo e ecólogo marinho do Instituto de Mamíferos Marinhos da Universidade Estadual de Oregon.
No caminho
Durante oito anos, os cientistas implantaram 62 rastreadores nos animais. Eles descobriram que todas as espécies que vivem nas águas geladas da Antártica migraram até 11 mil quilômetros de ida e volta. A maioria das migrações foi rápida: uma das baleias completou duas dessas migrações em 5,5 meses.
Esses mamíferos, normalmente, perdem as células externas da pele. Os cientistas observaram que as baleias da Antártica são frequentemente descoloridas por uma espessa película amarela de diatomáceas microscópicas. Esse revestimento acumula bactérias potencialmente prejudiciais. Assim, quando elas “viajam” para os trópicos, elas também perdem as diatomáceas e voltam limpas.
Em outro exemplo, as baleias-beluga no Ártico são conhecidas por se reunir no verão nos estuários dos rios. A água lá é mais quente, mais fresca e mais rasa do que seu habitat típico. A princípio, os cientistas assumiram que se reuniram ali para dar à luz e que as temperaturas mais altas aumentaram a sobrevivência dos filhotes. No entanto, a pesquisa sugere que, na verdade, elas começaram a mudança para conservar a pele e, no caminho, perceberam que poderiam dar à luz nessas mesmas águas, já que a água quente pode acelerar o crescimento dos filhotes em um ambiente com muito menos predadores.
“Em termos de biomassa, as baleias completam as maiores migrações anuais da Terra. Eles transportam milhões de toneladas de animais a milhares de quilômetros, com um impacto significativo nos ecossistemas locais”, dizem os cientistas.
Fonte: Galileu.com