Cultura

Filme “Bad Education” mostra escândalo do sistema educacional nos EUA

Baseado em fatos reais, longa produzido pela HBO relembra o caso de Frank Tassone, um profissional de ensino acusado de furto milionário

O filme Bad Education retrata uma história de corrupção dentro de uma instituição de ensino nos Estados Unidos. O longa, que traz como protagonistas os atores Hugh Jackman (Wolverine) e Allison Jenney (Eu, Tonya), é uma produção da HBO e estreou no último sábado (25), às 22h, na HBO e na HBO GO.
Frank Tassone e Pam Gluckin administram uma escola em Long Island, promovendo admissões recordes em universidades para aumentar o valor da sua propriedade. Porém, quando um esquema de desvio de recursos vem à tona e ameaça destruir tudo o que eles construíram, Frank se vê obrigado a manter a ordem e o seu segredo, custe o que custar.
O drama foca na dualidade de Tassone, que passa por um educador dedicado ao triunfo de seus alunos mas, ao mesmo tempo, é um manipulador que rouba o dinheiro dos estudantes. Como pano de fundo, a história do bairro exibe as falhas desse sistema. O caso real surgiu em 2004, quando o administrador carismático foi acusado de furtar US $ 11,2 milhões, chocando a cidade de Roslyn. Ele gastava o dinheiro em ternos caros, carros e férias no Caribe.
Uma curiosidade da produção é que o roteiro é de Mike Makowsky, um aluno do ensino médio de Long Island quando Tassone foi preso. Em entrevista à revista Vanity Fair, ele afirmou que, na época, a cidade estava se destacando pela qualidade do ensino e, por isso, o choque da população foi grande.
“Todos os estudantes estavam entrando em escolas incríveis e se saindo muito bem, e os valores das propriedades na cidade estavam subindo. Então foi uma coisa realmente complicada e horrível: essa pessoa muito afável que colocou ênfase real na educação e em ajudar os alunos está tirando dinheiro do cofre e fazia parte desse esquema de furto. Realmente chocou todos na minha comunidade e houve sentimentos muito profundos de traição”, afirmou à publicação.
As filmagens foram realizadas na cidade de Roslyn, em Long Island, 15 anos depois do escândalo ter vindo à tona. O filme é baseado em um artigo de Robert Kolker para a New York Magazine.

Confira o trailer abaixo:

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish