Geral

Trabalho voluntário: a arte de servir ao próximo com amor e carinho

Projeto realiza ensaio fotográfico para mulheres em tratamento de câncer no momento em que elas estão mais fragilizadas

Texto: Daniel Louzada

O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
Essa iniciativa vai muito além de normas e leis, o desejo de ajudar o próximo vem de pessoas que se colocam no lugar do outro, muitas vezes de indivíduos que já enfrentaram dificuldades semelhantes às do próximo, e estão ali com o propósito de compartilhar experiências ou ajudar a quem mais precisa.

“O intuito é fazer com que elas consigam enxergar, nem que seja uma luz de esperança, alegria e fé, através dessas fotografias”

Dentre os vários projetos voluntários, pode-se citar como exemplo o “Projeto Vida”, criado com o objetivo de trabalhar com mulheres que enfrentam o câncer, através da fotografia mostrando a beleza da alma de cada uma delas, ação esta que contribui para que enxerguem a vida com mais esperança mesmo passando por um momento tão delicado.
“O Projeto Vida”, segundo o idealizador Jullius Nascimento, que também é fotógrafo, há um ano sentiu o desejo de fazer “algo maior” com a fotografia. Além de eternizar momentos como casamentos, quis fazer algo que vai mais além, que possa vir da alma dessas mulheres. “O intuito é fazer com que elas consigam enxergar, nem que seja uma luz de esperança, alegria e fé através dessas fotografias”, ressalta Jullius.

Como funciona

Símbolo de prevenção e combate ao câncer de mama (Foto: zenklub.com.br)

O trabalho que envolve o ensaio fotográfico ocorre, principalmente, na fase do tratamento, em que elas começam a perder os cabelos e, por esse motivo, estão fragilizadas. O ensaio é feito com o apoio de outro voluntário, o cabeleireiro Antônio Brandini, que é responsável por cuidar da parte de maquiagem, a fim de deixar a autoestima feminina mais elevada.

Dorcas, a guerreira que luta para vencer

Dorcas venceu o câncer de mama (Foto: Reprodução/Acervo pessoal)

Dorcas hoje, é um testemunho de alguém que, mesmo no momento da adversidade, se apegou à fé e foi capaz de vencer o câncer de mama.

Daniel Louzada
Jornalista
Cel.: (27) 99582-4331

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish