Cultura

Curiosidade — Há 73 anos, os primeiros discos voadores da história eram avistados por Kenneth Arnold

Fato ocorreu em 24 de junho de 1947. Até hoje, a história do respeitado piloto gera controvérsias entre pesquisadores

O dia 24 de junho de 1947 é um marco para a história da ufologia. Nesse dia, o aviador e empresário norte-americano Kenneth A. Arnold teria avistado, próximo ao Monte Rainier, em Washington, nove objetos aéreos incomuns em forma de disco, que voavam de maneira curiosa. Era a primeira vez em que o famoso termo disco voador foi cunhado.

Encontro cósmico

Após ter avistado os óvnis, Arnold se tornou uma pequena celebridade, concedendo entrevistas a jornais e revistas acadêmicas e conquistando uma legião de fãs e seguidores. Vista assim, essa história parece ser obra de charlatanismo. Entretanto, o que concedeu maior credibilidade ao seu relato foi o fato de que o aviador era respeitado e engajado em suas funções, e dificilmente arriscaria a seriedade inventando histórias sobre extraterrestres.
Minutos antes das três horas da tarde, enquanto voltava de uma viagem de negócios em Washington, o empresário avistou nove objetos brilhantes que voavam acima do Monte Rainier a 1.200 milhas por hora. A princípio, pensou que poderiam ser simples reflexos na janela do avião, entretanto os objetos pareciam se mover por conta própria.
Entre os clarões luminosos, que voavam a 40 km de distância, apenas um tinha o curioso formato de meia-lua. Se aproximando e girando freneticamente, os objetos ficavam quase invisíveis quando vistos de lado: eram verdadeiros discos. Anos depois, Arnold afirmaria que o movimento mais fiel dos objetos no céu seria o de um conjunto de pires saltando sobre a superfície da água. Descrição que, na época, foi encurtada por jornalistas sob o termo discos voadores.
Segundo o historiador Mike Dash, “Arnold tinha os ingredientes de uma testemunha confiável. Ele era um homem de negócios respeitado e piloto experiente, e parecia não estar exagerando nem acrescentado detalhes sensacionais ao seu relato. Esses detalhes impressionaram os jornalistas que o entrevistaram e deram credibilidade à sua história”.
No mesmo ano, foram coletados relatos de 853 avistamentos de discos voadores, em praticamente todos os estados dos EUA.

Relatório de Arnold para a inteligência da Força Aérea do Exército (AAF), de 12 de julho de 1947 (Foto: Wikimedia Commons)

Controvérsias

Ao longo dos anos, Arnold escreveu diversos artigos sobre sua experiência de contato com os discos. Em 1952, publicou um livro intitulado A Chegada dos Discos, e em 1977 compareceu a uma convenção para marcar o trigésimo aniversário do nascimento da era moderna de óvnis.
Entre os que desconfiam da veracidade desse encontro estão o escritor Steuart Campbell, que argumenta que os objetos seriam picos cobertos de neve. Seu cálculo da velocidade determinou que eles estariam viajando na mesma rapidez que o avião de Arnold, o que provava que, na verdade, os objetos estavam parados.
Nos anos 2000, o engenheiro norte-americano James Easton afirmou que o piloto teria visto pelicanos em voo, cujas penas refletiam a luz. A forma e posição dos animais estaria de acordo com o relato dado por Arnold para o comportamento dos objetos.

Kenneth Arnold e seu disco (Foto: Wikimedia Commons)

Fonte: Aventuras na História

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish