Saúde

Será que é DPOC? Como identificar essa doença pulmonar

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é provocada principalmente pelo tabagismo e é mais comum em pessoas acima de 40 anos

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença respiratória comum em pessoas acima de 40 anos. É uma enfermidade sem cura associada à piora da qualidade de vida e ao agravamento progressivo dos sintomas. No entanto, com o tratamento adequado e o comprometimento do paciente, pode ser bem controlada.
No Brasil, estima-se que sete milhões de pessoas vivam com esta doença, que é caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões, refletindo em falta de ar. É uma doença que limita as atividades do dia a dia e, a cada ano, tira a vida de mais de 40 mil pessoas no País, o que se traduz em quatro óbitos por hora.
Por isso, é importante que o diagnóstico e o tratamento sejam adequados de acordo com o grau da doença e, para isso, é necessário também uma boa relação médico-paciente para traçar um plano de tratamento que atenda todas as suas necessidades.
Mas como identificar e diagnosticar a DPOC? A principal causa da DPOC é o tabagismo, mas além dela existem outras, como poluição e exposição a substâncias tóxicas. Os principais sintomas são: falta de ar, tosse crônica, secreção, cansaço e chiado. Se a pessoa apresenta algum desses sintomas, é indicado que procure um médico. O diagnóstico correto e o tratamento regular são muito importantes.
A DPOC apresenta piora progressiva e pode se agravar de forma que, até mesmo atividades da vida diária, como conversar, andar, comer e se vestir tornam-se um desafio. A confirmação do diagnóstico é feita por meio de uma análise do histórico da pessoa e por um exame de prova de função pulmonar (espirometria).
Ao receber o diagnóstico da DPOC, é importante conversar com o seu médico para entender mais sobre a enfermidade e o tratamento mais adequado de acordo com a sua rotina e grau da doença. Dessa forma, vocês poderão desenvolver um plano individualizado, o que favorece a redução dos sintomas e melhora da qualidade de vida.

Será que é DPOC? Como identificar essa doença pulmonar (Foto: iStock)

Assim como acontece em outras doenças crônicas, o diagnóstico precoce e correto da DPOC é fundamental para que o paciente inicie o tratamento e reduza os quadros de agravamento dos sintomas, além de melhorar sua qualidade de vida. O melhor método para diagnosticar a DPOC é a espirometria, exame que avalia a função pulmonar.
De acordo com o estudo Projeto Latino-Americano de Investigação em Obstrução Pulmonar (Platino), realizado com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Hospital São Paulo, o subdiagnóstico é um dos principais gargalos da doença, que até o final deste ano deve ser a terceira maior causa de morte no mundo.
A medicação inalatória tem um papel importante no tratamento da DPOC, por isso é importante que ela seja utilizada de forma correta e o dispositivo inalatório tenha baixa complexidade na administração, pois isto favorece que o tratamento seja incluído facilmente na rotina do paciente e também ofereça os benefícios necessários.
Há dois tipos delas disponíveis: os inaladores de pó seco e os de spray ou aerossol, popularmente conhecidos como “bombinhas”.

Fonte: Minha Vida

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish