Cultura

Arte e artesanato brasileiro estão disponíveis no site Boobam

Carregadas de simbolismo e história, peças de grandes mestres da arte e artesanato regional estão disponíveis para compra no site Boobam

A riqueza da arte popular e do artesanato brasileiro vem sendo, finalmente, mais conhecida e valorizada entre todos nós e, principalmente, entre os arquitetos e designers de interiores do País. Parte desse mérito se deve a diversas iniciativas Brasil afora que são responsáveis não apenas pela valorização, mas também pela divulgação e comercialização dessa produção.
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) que acontece em Recife, é uma das maiores vitrines, que conecta o produtor diretamente ao mercado, ao colecionador e aos interessados em geral. “É uma grande oportunidade para o público conhecer o que há de mais genuíno em nossa cultura. Por isso, investimos também em trazer os artesãos de pequenas comunidades, num verdadeiro trabalho de pesquisa”, conta o arquiteto Carlos Augusto Lira, curador do evento.

“Essas expressões regionais recriam tradições locais e heranças históricas, e caem bem em todos os ambiente, como uma memória de nosso País”, explica Leonardo Allouchie

Além da Fenearte, outras iniciativas acontecem em diversos formatos: feiras, galerias, bazares, lojas, mostras, etc. A boa notícia é que em meio à pandemia uma iniciativa virtual de venda acontece por meio do site de e-commerce Boobam. Ali a Oca, loja localizada em Caruaru, mereceu destaque. Uma seleção cuidadosa de peças de grandes nomes como Zé Bezerra, Aberaldo, Sil, Jasson, entre outros, foi feita por Leonardo Allouchie e agora ganha abrangência nacional. O arquiteto, fundador da Oca, começou a pesquisa pelo desejo de trazer em seus projetos um pouco da rica produção do artesanato regional e da dificuldade de encontrar peças de qualidade.
“Meus projetos seguiam uma arquitetura autoral e regionalista, brasileira, por isso buscava inserir artesanato, e fui percebendo o quão difícil era chegar a esses artistas e seus locais de trabalho”, explica ele. Dessa busca nasceu a Oca, loja que se propõe a diminuir a barreira de acesso ao artesanato e arte popular brasileira de diversos artistas.
Feitas de matéria-prima natural, as obras apresentam ora um visual bruto ora delicados trabalhos com texturas pontilhadas. São muitos os atributos dessas peças sem esquecer de duas características essenciais da arte: inventividade e instinto.

“Essas expressões regionais recriam tradições locais e heranças históricas, e caem bem em todos os ambiente, como uma memória de nosso País”, explica Leonardo Allouchie.

Fonte: Casa.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish