Economia

Empresários da Serra otimistas com o cenário econômico — Parte II

Empresários do segmento hoteleiro e de restaurantes, bares e similares falam um pouco à coluna Olhar de uma Lente — F&N, sobre a trajetória percorrida até chegar ao ponto em que se tornaram uma das referências hoteleira no município da Serra.
Natália Coppo Aresi, diretora do Hotel Serra Grande e filha de José Francisco, um dos proprietários, disse que o estabelecimento, localizado na área mais comercial do município, Laranjeiras, foi inaugurado em 1998 e, só depois de alguns anos, o seu pai, juntamente com os sócios Paulo e Ivaldir, conseguiu realizar o sonho de construir um hotel, que foi inaugurado em novembro de 2009.
Formada em hotelaria, Natália falou que o trabalho desenvolvido no Hotel Serra Grande é com foco no turismo corporativo. “A maior parte dos nossos clientes são das empresas do Centro Industrial de Vitória — Civit e das empresas de fora (terceirizadas), que trazem funcionários para trabalharem nas empresas, não só da Civit como também de outras localidades da Região Metropolitana. Temos um setor comercial exclusivo para visitar as empresas e, com isso, fomentamos os negócios”, explica.
“No turismo de lazer, a gente não vê investimento do município, por isso o nosso e muitos outros hotéis da cidade são voltados para o público corporativo. Se você for na recepção do hotel, não vai encontrar nenhum fôlder dos pontos turísticos, dos restaurantes e dos outros atrativos do município, trata-se de uma coisa simples, mas que os órgãos públicos, talvez, não vejam com a importância devida. A Secretaria de Turismo, que deveria o carro-chefe desse processo, não se manifesta. Os turistas não sabem o que podem visitar, quais os atrativos, então, assim, acaba não existindo um investimento e o turista que, vem a negócios, acaba não procurando esses locais para permanecer na cidade nos finais de semana e desfrutar como turista de lazer”, destaca.

Fachada do Hotel e churrascaria Serra Grande (Foto: Site Hotel Serra Grande)

Parafraseando o ditado popular de que ‘uma andorinha só não faz verão’, Natália explica que a sua empresa ainda tenta fazer algo pelo turismo, mas que, sem apoio do poder público, fica muito difícil. “A gente até tenta divulgar nossas praias, como Manguinhos, Jacaraípe e as outras, mas percebemos uma resistência por parte deles, a verdade é que falta incentivos do poder público, falta divulgação, falta investimentos na segurança e em outros setores que compõem a cadeia turística. A Serra é uma cidade com avenidas largas, um comércio pujante, com várias opções comerciais e de lazer, mas é rotulada como violenta e com poucas opções, puro preconceito. Precisamos mudar essa ideia”, afirma Natália.
José Francisco Aresi, que há vinte e dois anos faz parte do Conselho de Turismo da Prefeitura da Serra, pelo Sindicato dos Restaurante Bares e Similares do ES (Sindbares), diz que a Secretaria de Turismo do município nunca fez um trabalho bom e consolidado no município. “Só tivemos um período bom, que foi quando Berenice de Albuquerque esteve à frente da Setur. Ela divulgou o município nos jornais do interior de São Paulo e Capital e lembro que o resultado foi simplesmente fantástico, com vinda de pessoas não só para a Serra, mas para Vitória, Guarapari e outros município do nosso Estado”, pontua.

Interior do Hotel e churrascaria Serra Grande (Foto: Site Hotel Serra Grande)

José Francisco explica ainda que o que falta para o desenvolvimento turístico da Serra é a continuidade dos trabalhos e obras iniciados. “Todo esse tempo, os nossos gestores começam os investimentos e param, começam e param, nunca foi feito nada efetivo. O Mestre Álvaro é um ponto turístico espetacular, mas quem é que se arrisca a subir, com essa falta de segurança? Temos praias maravilhosas, um litoral fantástico e não sabemos explorar… infelizmente estão abandonados. As pessoas de fora do Estado não conhecem por falta de divulgação”, diz Francisco, acrescentando que o descaso com o turismo é questão eleitoreira. “A visão deles é de que a indústria turística dá pouca visibilidade política, o que é um engano, por aí podemos ver que nossos gestores são ultrapassados, arcaicos”, critica.
Ao final da entrevista o senhor José Francisco faz um alerta à população a respeito deste período tão importante que estamos vivendo, que são às vésperas das eleições municipais. “A eleição está aí e a população serrana precisa pensar no diferente, no alternativo, no novo. O nosso município tem potencial… Não podemos continuar nessa mesmice, a Serra precisa de mais atenção!”, enfatiza.

José Francisco e Haroldo (Foto: Haroldo Cordeiro Filho)

Crédito foto de Capa: Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

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