Tecnologia & Inovação

Tecnologia converte água do mar em água potável em apenas meia hora

O filtro projetado pode gerar centenas de litros de água potável por dia e requer apenas luz solar direta para purificar

Uma pesquisa criou uma tecnologia que pode converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. Utilizando energia solar, a ferramenta visa completar o processo de dessalinização de forma mais eficiente do que as práticas atuais.
O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água. Durante o processo, o dispositivo, batizado de PSP-MIL-53, atrai e retém moléculas dos sais da água. Em seguida, é colocado sob a luz do sol para regenerar o sal, por quatro minutos, e já pode, novamente, retornar à água para mais uma vez reter mais moléculas de sal.
O líder do projeto, professor Huanting Wang da Universidade Monash, na Austrália, disse à BBC Mundo que o objetivo é beneficiar as comunidades mais remotas. Os pesquisadores conseguiram atingir um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 500 mg/L. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 600 (mg/L).

O filtro PSP-MIL-53 ainda não está disponível em massa (Foto: Huanting Wang/BBC)

Com o processo, foi possível filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por dia. O professor Wang defende a dessalinização como uma opção viável para a falta de água no mundo. Ele acredita que, com o tratamento correto, água do mar e água salobra podem ser integradas aos sistemas de abastecimento.
Questionado sobre o custo desse novo aparelho, o professor disse que ainda há um longo caminho a percorrer para torná-lo acessível à população. Ele afirmou à BBC que o custo de produção deve diminuir quando o produto for fabricado em larga escala.

Fonte: IstoÉ

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish