Comportamento & Equilíbrio

Descanso entre dias de treino é essencial

Os dias de descanso e como o repouso também é parte essencial do nosso treinamento. Os descansos regulares permitem que seu corpo se recupere de forma efetiva, sendo parte do progresso — seja você treinado ou iniciante.
O descanso faz parte da recuperação. A recuperação é tudo o que acontece após o final de um treino e antes do início do próximo. Portanto, o descanso inclui sono, tempo para ficar quieto e participação em atividades que proporcionem uma recuperação tanto mental quanto fisicamente. O descanso pode incluir algum movimento, desde que evite o limiar de fornecer um desafio ao corpo.
Em geral, após exercícios moderados e intensos ocorrem microlesões nas fibras musculares e, com isso, se inicia um processo inflamatório no local. Esse processo acontece em qualquer pessoa, desde atletas (profissionais ou amadores) até praticantes de atividades como Pilates e musculação. Faz parte de um processo de adaptação do sistema neuromuscular após o exercício físico.
Dentre os sinais que você precisa de descanso estão dor muscular persistente, fadiga e esgotamento, dores articulares ou sinais de lesões, alterações emocionais (cansaço e irritabilidade), problemas para dormir e redução de desempenho.
Vale lembrar que a combinação de alimentação adequada, exercício físico supervisionado e fisioterapia com recursos como liberação miofascial podem otimizar todo esse processo, não só de recuperação, mas principalmente de redução de fadiga e prevenção de lesões.
Mas ressalto que descanso não é sinônimo de avacalhar e passar o dia olhando para o teto (claro que de vez em quando ok, mas como parte de uma rotina, é melhor reavaliar). Por isso, seguem algumas dicas do que você deve evitar realizar nos dias de descanso — reforço que uma coisa é de vez em quando, outra coisa é ser um hábito.
Embora seus dias de descanso devam ser uma pausa em sua rotina de exercícios, isso não significa que você deva necessariamente deitar no sofá o dia todo. Você pode —e deve— ter uma pausa ativa. Os dias de recuperação podem ser de determinado treino, por exemplo, segunda você treina musculação, terça você recupera, realizando um treinamento aeróbio leve a moderado.
Por isso você deve se movimentar, seja caminhando 20 minutos, arrumando a casa, levantando da cadeira de tempos em tempos, aquecendo-se, enfim, o importante é se mexer e optar por atividades e movimentos que te farão sentir-se disposto — e não esgotado.

Fonte: UOL

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish