Educação

Escola de Apiacá realiza Projeto Cultural de Miss e Mister Beleza Negra

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cândida Póvoa, localizada em Apiacá, realiza todos os anos o “Projeto Cultural de Miss e Mister Beleza Negra”. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os estudantes foram incentivados a produzirem as fotos em suas casas e encaminharem, via WhatsApp, o material para a comissão julgadora, após terem feito suas inscrições por meio de formulário.
Entre os objetivos da ação estão: elevar a autoestima do aluno negro, mostrando a diversidade e os valores da cultura de matriz africana para o público; protagonizar a história e a identidade negras, fazendo com que elas passem a ser enxergadas de forma positiva, se apoderando delas; mostrar que os negros têm voz e merecem ocupar o lugar de protagonistas de suas histórias, além de promover diversão aos alunos.
O pedagogo da Escola, Luciano Louvem, disse que esse projeto é importante para que a Lei 10.639/03 seja efetivada.

“As pessoas negras estão sempre à margem das escolas, ou seja, podem estar na escola, mas muito distantes da sua cultura, identidade e história. Isso afeta a autoestima das pessoas negras e as excluem dos processos de interações educacionais. Faz-se necessário dar visibilidade ao sujeito que é discriminado e excluído ainda hoje pela cor da pele”, disse Luciano Louvem.

A ação foi realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra, que será celebrado nesta sexta-feira (20).

Fonte: Sedu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish