Este prato pode estimular crianças a comerem mais legumes

Designers usaram pesquisas científicas para criar ilusões de ótica que tornam alimentos mais atraentes
Pesquisas revelaram que as crianças alemãs estão comendo menos legumes do que deveriam. Entre os quatro e oito anos, os pequenos consomem menos de 72 gramas de vegetais ao dia, enquanto deveriam comer entre 100 e 150 gramas.
Parte da resistência das crianças em consumir legumes pode ser explicada pela maneira como estes alimentos são apresentados. Com isso em mente, um projeto inusitado foi criado: um prato que estimula o consumo de legumes e hortaliças usando design e pesquisas científicas.
O projeto é da HAK, empresa que vende legumes enlatados, e recebeu o nome de “prato ajudante”, ou Het Helpende Bord em alemão. Os designers usaram como base pesquisas da Wageningen University que estudaram como ilusões óticas poderiam ajudar a estimular o consumo de legumes entre as crianças.

O desenho do prato levou em conta cinco descobertas
- As crianças imitam o comportamento de adultos, então ao invés dos tradicionais pratos coloridos e de materiais diferentes para os pequenos, foi criado um prato de cerâmica branca, igual ao usado pelos adultos na mesa.
- O prato é maior do que os pratos normalmente usados por crianças, então a quantidade de vegetais parece ser menor e oferece menos resistência.
- A área reservada para os vegetais é levemente mais clara que o resto do prato e, em contraste com o fundo branco, as cores ficam mais vivas e os legumes ficam mais atrativos.
- As pessoas tendem a comer o que está acessível. Por isso, uma pequena cavidade na área dos legumes permite que uma quantidade maior destes alimentos seja oferecida, em uma área que parece menor, é possível colocar mais vegetais.
- A orientação é que os pais coloquem a área destinada aos legumes mais perto das crianças. A tendência é que as pessoas comecem a comer pelo que está mais próximo.

Fonte: CicloVivo