No Brasil, evasão escolar triplica após um ano de pandemia
Após um ano do início da pandemia da covid-19, uma maioria dos estados brasileiros ainda adota o ensino remoto ou híbrido. O cenário provocou um aumento da evasão escolar no País, que triplicou desde março de 2020.
O debate sobre a reabertura das instituições de ensino tem opiniões divididas, uma vez que envolve o risco de contágio dos alunos, possíveis perdas na aprendizagem e até a vacinação de professores e profissionais da educação contra a covid-19.
Para Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a deficiência de aprendizagem não é motivo para abrir as escolas neste momento da pandemia. “Esse problema não é de agora, o Brasil sempre teve deficiências educacionais”, disse.
Já a coordenadora do movimento Escolas Abertas Vera Vidigal acredita que a volta é essencial para conter não só a perda de aprendizagem, mas também da socialização das crianças e adolescentes.
Fonte: MSN Notícias