Cultura

Obra discute questões éticas e filosóficas a partir das emoções dos animais

“O último abraço da matriarca: As emoções dos animais e o que elas revelam sobre nós”, de Frans de Waal, mostra a ligação do ser humano com o instinto

Recém-lançada pela editora Zahar, a obra “O último abraço da matriarca: As emoções dos animais e o que elas revelam sobre nós”, do primatólogo Frans de Waal, apresenta uma reflexão profunda sobre éticas e filosofias da atualidade, a partir do emocional de outras espécies.
Partindo da emocionante história de Mama, a matriarca de 59 anos de uma colônia de chimpanzés, e do professor de biologia Jan van Hooff, o autor apresenta uma discussão minuciosa sobre questões emocionais da atualidade.
Diante da saúde fragilizada da matriarca, o pesquisador decide visitá-la para uma despedida. Diferente do que se pode imaginar, a chimpanzé reagiu de forma positiva à visita do humano. Durante o encontro, Mama sorriu e tranquilizou o amigo que já conhecia de longa data.

Capa da obra O último abraço da matriarca (Foto: Divulgação/Zahar)

Segundo a obra, a fêmea parecia saber que o professor estava aflito com a sua saúde. No entanto, ela lhe deu tapinhas sutis no pescoço, como se buscasse tranquilizá-lo sobre a sua partida dessa vida.
A partir desta emocionante história, o primatólogo Frans de Waal reflete sobre as emoções dos animais e explica como tais gestos surgem efeitos sobre os seres humanos. Além disso, o autor apresenta outras histórias eletrizantes, que mostram a capacidade que todos possuem de amar, odiar, sentir medo e culpa.
“Cativante, cheio de compaixão e insights sobre a vida dos animais, incluindo os humanos”, disse Yuval Noah Harari.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish