Esportes

“Amo correr!”

A entrevista da semana aconteceu com a meio-maratonista Taynan Brano de Souza Felipe. Com um portfólio de causar inveja a muitos atletas, a mineira de Nanuque, é uma das várias atletas que leva muito a sério o esporte. Com 32 anos, solteira, muito simpática e morando em Jardim da Penha, por três dias da semana faz do calçadão de Camburi sua pista de treinamento e se diz muito apaixonada por Vitória, cidade que escolheu para morar depois que saiu ‘das’ Minas Gerais.
“Sou de Nanuque e meu maior incentivador é o meu pai, Nailson Felipe, que, desde os meus 13 anos de idade me incentiva. Já vai fazer 12 anos que estou em Vitória e, como já disse, amo essa cidade. Sou formada em administração e, no momento, estou cursando o 6º período de Educação Física na Universidade de Vila Velha (UVV), mas atuo profissionalmente na área administrativa, numa empresa de assessoria jurídica”.
Apesar do pouco tempo para treinar, Taynan se diz muito disciplinada. “Nos dias de treino, sempre acordo antes do despertar do relógio, sou muito exigente comigo mesma nos treinamentos. Mantenho uma alimentação bem equilibrada, rica em verduras e legumes e não consumo gordura”.
“O interessante nisso tudo é que comecei a correr para perder peso e, de repente, em outubro de 2017, surgiu a oportunidade de fazer parte da equipe de atletas da Assessoria Esportiva O2FIT, tenho Bernardo Ramos como treinador e estou na equipe até hoje… Não treino por lazer, treino para realmente competir.
Fui para o Rio de Janeiro para correr 21km e obtive um bom resultado, ficando em 67º lugar no geral feminino e 11º na categoria”.
“Na Corrida Garoto, em 2017, eu não tive um bom resultado. Já em 2018, fiz o percurso em 1h18, já em 2019, antes da pandemia, foi um período muito bom. Corri a Meia-Maratona dos 21km e fiz 1h39, foi a minha melhor meia-maratona de 21km. A meia-maratona do RJ este ano está prevista para acontecer entre 08 e 12 de outubro, mas, oficialmente, não tem nada confirmado. Estou muito animada para correr a meia-maratona de Vitória, que deve acontecer no dia 12 de dezembro”.

Taynan falou da dificuldade que é conseguir patrocínio para se dedicar exclusivamente ao esporte. “Assim como eu muitos atletas de alto rendimento não conseguem patrocínio, é muito difícil para se dedicar exclusivamente ao esporte. Alguns programas de governo, como o Bolsa Atleta, são difíceis de ser contemplados. Se vivesse do esporte, com apoios necessários, público ou privado, seria tudo mais tranquilo, teríamos mais tempo para os treinos e os resultados seriam melhores”.
“Tenho, no máximo, uma hora e meia para treinar. Levanto às 5h30, treino até às 7h30, porque tenho que entrar na empresa que trabalho às 9 horas e encerro o expediente às 18 horas. Depois tenho outra luta que é a faculdade. Inicio as aulas às 19 horas e saio às 22h45, por isso que o único tempo para treino é pela manhã. Mas não reclamo, mesmo porque, esse tempo de uma hora e meia é suficiente para me manter competitiva”, finaliza.

Patrocinadores e equipe técnica: Assessoria Esportiva O2FIT, Bernardo Ramos (treinador), João Siqueira (personal) e Top Fitness (academia).

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish