Receita de pato no tucupi
De origem indígena, esta receita traz toda a praticidade do prato
Como boa parte da culinária do Pará e do Amazonas o pato no tucupi é de origem indígena. O tucupi é utilizado historicamente pelas populações indígenas para conservação da carne moqueada. O jambu foi um acréscimo posterior à receita.
Ingredientes
- 1 pato limpo (lavado);
- 2 pimentões cortados;
- 2 tomates cortados;
- cheiro-verde;
- 2 cebolas picadas;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 maço de jambu;
- 2 litros de tucupi;
- 2 colheres de azeite;
- 2 colheres de açúcar
- Sal à gosto;
- Vinagre
Modo de preparo
Tempere o pato com vinagre, azeite, sal e alho. Leve ao forno por 50 a 60 minutos a 180ºC para pré-cozinhar. Numa panela em fogo médio acrescente o azeite, o alho e as verduras para refogar. Acrescente o pato pré-cozido. Depois acrescente o tucupi e o açúcar, deixe ferver. Acrescente o jambu e o cheiro-verde e deixe ferver novamente.
Nota da redação Fatos & Notícias
O jambu, também conhecido como agrião-do-pará, é uma planta muito comum na região Norte do Brasil e que é bastante utilizada na culinária em saladas, molhos e para fazer o tacacá, por exemplo, que é um prato típico do Pará.
Essa planta, além de ser bastante utilizada na gastronomia, também pode ter aplicação no dia a dia, isso porque tem efeito analgésico, podendo ser utilizado para ajudar no tratamento da dor de dente, de garganta e do herpes.
Fonte: Portal Amazônia