Bem-estar

Manjericão pode ser uma proteção contra Alzheimer, afirma estudo

O manjericão é um erva aromática incrível. Além dos benefícios já conhecidos para a saúde, agora surgiu mais um: o manjericão pode proteger contra o Alzheimer! Este estudo feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida (EUA), revelou que um mecanismo de detecção associado ao microbioma do intestino mostra como o fenchol diminui a neurotoxicidade no cérebro de portadores de Alzheimer.
A substância é um composto natural abundante em plantas como o manjericão. Algumas evidências recentes já mostravam que os SCFAs (ácidos graxos de cadeia curta), metabólitos produzidos por bactérias intestinais benéficas contribuem para a saúde do cérebro.

Intestino tem a ver com humor, demência, Alzheimer, autismo e outras doenças

Os estudo resultou nos seguintes dados: os SCFAs do intestino, que viajam do sangue ao cérebro, podem se ligar e ativar o receptor 2 de ácido graxo livre (FFAR2), uma molécula de sinalização celular expressa em neurônios cerebrais. A estimulação do mecanismo de detecção do FFAR2 pelos metabólitos microbianos (SCFAs) pode ajudar na proteção das células cerebrais contra o acúmulo tóxico da proteína beta-amiloide (Aβ) que causa a doença de Alzheimer.
Na realidade, o fenchol afeta os dois mecanismos relacionados à senescência e proteólise e diminui a formação de células neuronais zumbis semimortas, além de aumentar a degradação das Aβ. Assim, a proteína amiloide é eliminada do cérebro. Porém, antes de abusar do manjericão para tentar evitar a demência, ainda serão necessários mais estudos em humanos.

Fonte: GreenMe

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish