Tênis feito com borra de café
Vendida na Europa, linha de calçados reaproveita cápsulas recolhidas nos projetos de reciclagem da marca
A borra de café reciclada é a matéria prima da coleção de tênis RE:GROUND, lançada pela Nespresso em parceria com a startup de moda sustentável Zèta, marca europeia conhecida por sua proposta vegana e zero-waste. Com edição limitada, os calçados fazem parte de um esforço da marca em reduzir seu impacto ambiental, e tiveram inspiração no ecodesign e estilo francês.
Cada par de tênis contém borra de café equivalente a 12 cápsulas Nespresso recolhidas nos projetos de reciclagem de cápsulas da marca e integradas na parte superior do couro vegano, bem como nas solas.
Os demais elementos do tênis são feitos com 80% de materiais reciclados e sustentáveis, como plásticos retirados do mar Mediterrâneo, cortiça, borracha e látex. Para criar o couro sintético feito de café feito com borra reciclada, a Zèta trabalhou durante meses com a Tintex, sua fabricante de tecidos.
“Minha visão para a Zèta era criar tênis estilosos para os amantes da moda com consciência ecológica. Para esta coleção, nossos criadores de tecidos da Tintex passaram oito meses aperfeiçoando um couro sintético vegano inovador feito com borra de café reciclada”, explica Laure Babin, CEO da Zeta.
Para assegurar a menor pegada de carbono possível, os tênis RE:GROUND são vendidos exclusivamente na Europa, onde são produzidos, evitando emissões de CO₂ com o transporte dos produtos para outras localidades.
“A Zèta une estilo e sustentabilidade. Eles estão avançando em termos de criação de novo valor a partir de resíduos, e seu espírito de inovação os levou a projetar um uso totalmente novo para nossas borras de café recicladas”, conta Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso.
Fonte: CicloVivo