Meio ambiente

“Lesma arco-íris” é encontrada em ambiente incomum no Reino Unido

Pequeno animal costuma habitar águas mais quentes ao sul, mas avistamentos na costa britânica estão se tornando mais comuns; aquecimento global pode ser a causa

Uma rara e impressionante aparição gerou curiosidade no sul da Cornualha, costa sudoeste da Inglaterra. Uma “lesma arco-íris“, que não costuma ser vista nessa região, foi encontrada em uma piscina natural rochosa.
Quem a encontrou foi Vicky Barlow, voluntária no Rock Pool Project, projeto que visa aproximar os cidadãos da vida marinha no Reino Unido. Ela estava vasculhando uma piscina natural em Falmouth há 10 dias, quando se deparou com o animal, uma lesma do mar que impressiona pelas cores que exibe.

Barlow declarou à BBC News que estava tentando encontrar um caranguejo-aranha quando encontrou a lesma do mar. Ao encontrar a figura inusitada, ela tirou algumas fotos e depois a deixou no habitat onde foi encontrada.
Essas lesmas são geralmente encontradas em águas mais quentes, sendo mais frequentemente avistadas em Portugal, Espanha e França. No Reino Unido, foi apenas a quarta vez que se viu esse animal, e a primeira em que ele foi encontrado em uma piscina natural, segundo especialistas consultados pela BBC. “Foi uma maré de primavera muito baixa, o que pode explicar por que estava em uma piscina natural”, disse Barlow.

O primeiro desses avistamentos nas águas britânicas aconteceu em 2022 — um indicativo de que recentes mudanças nos hábitos desses animais estão em curso. Isso acontece, infelizmente, por causa do aquecimento da temperatura dos mares, segundo Ben Holt, biólogo marinho do Rock Pool Project.

É bastante notável porque as piscinas naturais são um ambiente bastante hostil às lesmas, com a maré subindo e descendo”, disse à BBC.

A “lesma-do-mar-arco-íris”, ou Babakina anadoni, é um membro da família dos nudibrânquios, caracterizada por suas cores brilhantes e formas incomuns. Mesmo bastante pequena (não costuma passar de dois centímetros de comprimento), é difícil que passe despercebida sendo algo como um arco-íris com vida própria.

É uma descoberta incrível, e espero ver mais dessas lesmas”, afirmou Holt, para quem estão acontecendo “mudanças maciças” na vida marinha do sudoeste britânico.

(Foto: Instagram @thehidephotography/Reprodução)

Fonte: Um Só Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish