Educação Meio ambiente

Crianças brilham em espetáculo sobre o meio ambiente

Por Luís Oliveira

Emoção e realização. Na manhã da última terça-feira (28), a centenária Casa da Música Sônia Cabral, símbolo da produção cultural capixaba, abriu suas portas para um espetáculo mágico e repleto de encanto protagonizado pelas crianças do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus, localizado no Centro de Vitória. Sob o título “Abarés da Natureza”, o evento foi uma celebração da imaginação e da conexão entre a criança e o meio ambiente.
O palco estava pronto, as cortinas vermelhas tremulavam ansiosas, e as famílias presentes mal podiam conter a emoção. Quando as cortinas se abriram, revelando os pequenos artistas vestidos à caráter, a plateia foi tomada por um sentimento de orgulho e alegria. Os olhares brilhantes das crianças refletiam a expectativa e a alegria de compartilhar o fruto de semanas de ensaios dedicados.

Espetáculo Artístico Abarés da Natureza (Foto: Leonardo Silveira/PMV)

O repertório foi uma verdadeira viagem sonora e visual. As crianças entoaram canções como “O Girassol”, “Os Passarinhos Voam”, “Amigo Estou Aqui” e “Lindo Balão Azul”, levando o público a um universo de doçura e leveza. Além das músicas, o espetáculo contou com uma encenação dramatizada única.
A sinopse do espetáculo transportou os presentes para uma jornada fantástica, onde uma indígena e um astronauta se encontram e embarcam em uma viagem extraordinária pelo planeta Terra, pela galáxia e pelo mundo da imaginação. O convite especial foi para que todos os presentes vissem a beleza do planeta, das estrelas no céu, cuidassem do meio ambiente e se tornassem verdadeiros “Abarés da Natureza”.

Espetáculo Artístico Abarés da Natureza (Foto: Leonardo Silveira/PMV)

Esse espetáculo encantador é resultado do projeto institucional do Cmei TI neste ano, intitulado “Abarés da Natureza”, cujo nome em tupi-guarani significa “amigos”. O projeto nasceu a partir da escuta atenta às falas das crianças em um minifórum realizado no segundo semestre de 2022. Os objetivos foram traçados no início do ano letivo de 2023, sempre considerando as crianças como protagonistas e guiando-se pelos caminhos mais interessantes que elas apontavam.

“Neste ano, nossas crianças foram convidadas a se aventurarem e descobrirem os segredos do céu, da terra e do mar. Andaram pelos parques e praças da nossa cidade, visitaram museus e projetos, ocuparam palcos, viraram praticamente “sócios” da biblioteca municipal. Assim, chegamos nessa culminância, que é um pequeno recorte de tudo que eles viveram”, explicou a diretora da unidade de ensino, Fernanda Moraes.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish