Cultura

Praça do Papa recebe a 95ª Festa de São Pedro a partir da próxima sexta (30)

Por Pedro Vargas

Quem passa pela Praça do Papa na Enseada do Suá pode ver a imensa estrutura que está sendo montada no local pela Prefeitura de Vitória (PMV). É que a partir do próximo dia 30 (sexta) o espaço recebe a 95ª edição da Festa de São Pedro. O evento, que acontecerá em três dias, 30 de junho e 1º e 2 de julho, é uma realização da PMV em parceria com a Colônia de Pescadores da Praia do Suá.
O grande encontro, que promete reunir um público de 25 mil pessoas e já integra o calendário cultural e turístico de Vitória, homenageia o santo padroeiro dos pescadores, celebrado no dia 29. Para toda essa organização várias pastas da PMV estão envolvidas e atuantes. Além da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) estão as secretarias de Segurança (Semsu), de Saúde (Semus) e de Meio Ambiente (Semmam). A estrutura da Festa conta com 60 barracas de comidas e bebidas, palco completo com iluminação, cidade cenográfica e banheiros químicos.

Saúde
Para garantir assistência em saúde para os presentes, a Semus disponibilizará duas ambulâncias básicas para transporte de pacientes de baixa gravidade.

Segurança
A segurança de munícipes e turistas presentes à Festa será garantida pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), que terá agentes dos grupamentos de Proteção Comunitária, de Trânsito e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) circulando pelo local.

Trânsito
A rua Judite Maria Tovar Varejão, na lateral da Praça do Papa, será interditada na sexta-feira (30), a partir das 06h. Uma faixa da avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido Praia do Canto, também será bloqueada a partir das 18 horas. A GCMV realizará, ainda, operações nas proximidades, com o intuito de inibir a utilização de carros por condutores alcoolizados. Os agentes estarão prontos para quaisquer outras possíveis intervenções nas vias, caso haja necessidade de novas interdições ou desvios durante o evento.

Shows
Grandes shows já estão confirmados pela Semc para garantir o lazer e a animação das pessoas que comparecerem à festa. Como anunciado pelo prefeito, Lorenzo Pazolini, a banda Falamansa e o grupo Raça Negra são os headliners da programação, que inclui, também, atrações regionais como Emerson Xumbrega, Evandro e Raniery, Alison e Herlon e Carol e Priscila.

Sexta — 30/06
A partir das 19 horas de sexta (30) ocorre a abertura oficial da festa com apresentação no palco central.

Emerson Xumbrega
Quem abre a programação da 95ª Festa de São Pedro é o sambista Emerson Xumbrega. O cantor e compositor vem se destacando no cenário musical capixaba e também no Brasil, levando o melhor do samba em suas apresentações.

Além de vários prêmios junto ao carnaval capixaba como cantor e compositor, Xumbrega vem se apresentando em carreira solo em rodas de samba, casas de shows e vários eventos como festivais, festas de réveillon, Carnavais, projetos e programas culturais no Espírito Santo e também em outros estados. Mais recentemente gravou seu 1º DVD, que contou com a participação de Neguinho da Beija-Flor, Dudu Nobre, Viviane Araújo entre outros artistas.

Raça Negra

Raça Negra sobe ao palco da Cultura na Praça do Papa às 23 horas de sexta (30) (Foto: Divulgação/PMV)

“Cheia de manias, toda dengosa”, a banda Raça Negra sobe ao palco da Cultura na Praça do Papa às 23 horas. Desafiar o tempo com suas canções é uma das principais características do conjunto que prova que só mesmo um projeto grandioso como esse é capaz de celebrar o sucesso de uma das bandas mais queridas do Brasil.

Há quase 40 anos o Raça Negra segue com suas músicas atemporais que transitam por todos os públicos e gerações. Formado em 1983, o grupo foi pioneiro no segmento do samba romântico, sendo o primeiro a tocar em uma rádio FM. Responsável pela popularização do gênero nos meios de comunicação, o Raça Negra emplacou vários hits e até hoje segue atraindo público e mídia.

Para a apresentação na Praça do Papa é claro que não vão faltar sucessos como “É tarde demais”, “Cigana”, “Doce paixão” e a inconfundível “Cheia de manias”. A canção “É tarde demais”, inclusive, está no Guinness (livro dos recordes) como a música mais tocada em um único dia no mundo: 600 vezes em 20 de julho de 1995.

Atualmente, com a tecnologia avançada, presença maciça de redes sociais e streamings, o Raça Negra alcançou números ainda mais expressivos. Possui 23 milhões de ouvintes e 580 milhões de “plays” na plataforma “Spotify”, mais de 100 milhões de plays na canção “Cheia de Manias”, 12 milhões de seguidores nas redes, 120 milhões de views com a hashtag #RacaNegranoTiktok e incríveis 1,1 bilhão de visualizações no YouTube. Promete muito!

Sábado — 01/07
Banda da Guarda Municipal
Quem abre o segundo dia de programação da Festa de São Pedro é a Banda da Guarda Municipal. A necessidade da execução de números musicais em eventos cívicos, atos solenes e oficiais e apresentações sociais e culturais do município fez com que em 2021 surgisse a banda.
O grupo, que presta apoio às ações da Secretaria de Segurança (Semsu) e também promove sessões musicais em comunidades, se apresentou pela primeira vez na inauguração da Casa Rosa, em outubro de 2021. Desde então, os músicos vêm conquistando espaço no cenário da cultura capixaba e fazendo história como conjunto.

No primeiro trimestre de 2023, quase 50 shows foram realizados por toda a capital, levando alegria e diversão por meio da música. Com um repertório variado, que passa pela MPB, Pagode, Samba, Rock, e internacionais, os artistas são sucesso por onde se apresentam e prometem animar o público presente à Festa.

A Banda da Guarda é formada por oito integrantes: Dayvison (violão e voz), Fassarella (Baixo), Jader (Guitarra), Patrocínio (Saxofone), Lauro (Saxofone, percussão e voz), Marquesi (bateria e percussão), Thiengo (Bateria) e Peterson (teclado).
Para a apresentação na Festa de São Pedro a banda tem preparação especial para agradar aos convidados. “A intenção é sempre surpreender o público e fazer com que eles façam parte do show”, diz Dayvison.

Falamansa

Grupo Falamansa se apresenta às 23 horas de sábado (1º) (Foto: Divulgação/PMV)

O tradicionalíssimo conjunto Falamansa promete deixar o público “rindo à toa” e dançando muito a partir das 23 horas de sábado (1º). Rompendo paradigmas comuns para um grupo musical, o Falamansa completa 20 anos de atividade ininterrupta e com a mesma formação: Tato (voz e violão), Valdir (acordeão), Alemão (zabumba) e Dezinho (triângulo e percussão).
Além dessa característica rara no cenário musical brasileiro, a banda ainda ostenta ao longo de todos esses anos uma fidelidade cultural sem precedentes e uma linha temática em suas letras que faz com que sua sonoridade seja algo único e mantenha sua identidade.

Os números da banda impressionam. São mais de quatro milhões de discos vendidos, 11 álbuns, três DVDs e um Grammy latino, além de outras premiações ao longo da carreira. Com sua proposta rítmica inicial, mantendo viva e presente a cultura brasileira do forró em seus trabalhos, o Falamansa traz para o palco da Cultura sucessos do CD e DVD “Falamansa 20 anos”, gravado no norte do estado no distrito de Itaúnas, em Conceição da Barra. Canções que não podem e não vão faltar no repertório são: “Xote dos milagres”, “Rindo à toa”, “Xote da alegria”, “Asas”, “Confidências”, “Amigo velho”, “Medo de escuro”, “Chuva”, “Avisa”, “Solução” e “Cem anos”.

Domingo — 02/07
Procissão Marítma
O terceiro dia da 95ª Festa de São Pedro começa marcado por muita devoção e fé. No domingo (2), a partir das 10 horas, acontece a tradicional procissão marítima, que sai da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe. A previsão é de que 100 embarcações acompanhem a imagem do santo padroeiro pelas águas da baía de Vitória.

Festa de São Pedro (Foto: Divulgação/PMV)

Confira a Programação na íntegra:
30/06 — Sexta
19h – Abertura da 95ª Festa de São Pedro
21h – Emerson Xumbrega
23h – Raça Negra

01/07 — Sábado
19h30 – Banda da Guarda Municipal
21h – Evandro e Raniery
23h – Falamansa

02/07 — Domingo
10h – Procissão Marítima
16h – Alison e Herlon – Desafio do Banjo
18h – Carol e Priscila

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish