Pesquisa mapeará avanços da sustentabilidade nas escolas brasileiras

O levantamento coordenado pelo Instituto Significare irá identificar ações de escolas de todo o país alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Até que ponto as escolas brasileiras assimilam as questões relativas ao desenvolvimento sustentável e reconhecem a importância da educação para a realização da Agenda 2030 da ONU? Os professores conhecem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e implementam projetos e atividades relacionadas à sustentabilidade nas escolas? Essas são algumas das perguntas que a pesquisa Sustentabilidade nas escolas do Brasil, lançada pelo Instituto Significare, se propõe a responder.
A pesquisa é dirigida aos professores e gestores de escolas, públicas e particulares e, ao responder o questionário, os participantes receberão gratuitamente a publicação final contendo os resultados e as melhores práticas mapeadas pela pesquisa. Para ter o acesso da pesquisa, clique aqui.

A pesquisa surgiu a partir da necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a presença das temáticas relacionadas aos ODS na educação brasileira e conhecer as ações educativas e escolas alinhadas à sustentabilidade, que de alguma forma estão ajudando a realização da Agenda 2030, que é um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos.
A partir de estudos sobre as práticas de professores inscritos no Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, constatou-se que temáticas ligadas à sustentabilidade estão muito presentes em projetos da educação infantil ao ensino superior.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU para serem atingidas até 2030, visando a construção de um mundo melhor para todos e desenvolvido de forma mais sustentável. Os objetivos — que também são conhecidos como “Agenda 2030” — contemplam necessidades como: erradicação da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia limpa e acessível, ação contra a mudança global do clima, entre outros.
A proposta da pesquisa, além de identificar escolas que desenvolvem ações alinhadas à sustentabilidade, é saber como os ODS estão integrados ao currículo e ao dia a dia da sala de aula, de forma prática.

As respostas do questionário nos fornecerão uma visão ampla de como a discussão sobre o desenvolvimento sustentável faz parte do processo de ensino-aprendizagem no Brasil, permitindo-nos saber: até que ponto os professores e escolas estão alinhados ao tema e as ações no campo da educação endereçadas aos ODS”, comenta o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare.

A pesquisa conta com o apoio da Bett Brasil e de outros agentes importantes da educação e está disponível em Pesquisa sustentabilidade nas escolas.
Fonte: Revista Educação