Educação Tecnologia & Inovação

Universitária brasileira cria garrafa que torna qualquer água potável

Uma garrafa portátil que, sozinha, consegue transformar qualquer água em potável. Parece ficção, mas não é. Esse tipo de produto já existe e foi desenvolvido no Brasil pelas mãos da pesquisadora Bárbara Paiva, da Universidade Federal de Ouro Preto. Chamada de Aqualux, a garrafa é capaz de usar radiação para esterilizar a água.

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, diz Bárbara, em entrevista ao site da “Red Bull”.

Bárbara foi a selecionada do Brasil no Red Bull Basement, uma iniciativa da marca de energético para incentivar estudantes de todo o mundo a desenvolverem tecnologias que gerem impactos positivos na sociedade. O projeto da Aqualux foi escolhido entre 443 candidatos no Brasil.

A ideia para criar a garrafa veio durante o mestrado de Bárbara. Ela estuda esterilização de parasitas via radiação. Em entrevista ao portal da Red Bull, ela diz que pensou em aplicar esses conhecimentos para “ajudar pessoas de forma simples e viável”. Agora, Bárbara vai representar o Brasil na final mundial do concurso, que acontece em dezembro, em Istambul, na Turquia.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish