Hábitos para eliminar em 2024 para ter uma vida mais saudável
Abandonar maus hábitos e fazer pequenas mudanças de comportamento podem te levar a obter resultados impressionantes, principalmente se o assunto for incluir mais bem-estar no seu novo ano! O primeiro passo para essa mudança é identificar quais atitudes podem te afastar de uma vida mais saudável e plena. A seguir, confira quais hábitos eliminar em 2024.
Na maioria das vezes, os maus hábitos já são conhecidos, como se alimentar mal, ter uma rotina sedentária, fumar, beber em excesso etc. Contudo, de acordo com pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mais de 40% das nossas ações diárias são hábitos não decisões intencionais. Por isso, é fundamental fazer uma análise da sua rotina para identificar todos os hábitos negativos para começar a ressignificá-los. Vamos começar?
1 – Fugir da atividade física
Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet, a falta de atividades físicas é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas todos os anos. Um número de mortes equivalente ao do tabagismo e maior do que o da obesidade. O sedentarismo também está relacionado a problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, enfraquecimento ósseo, depressão, ansiedade e doenças cardíacas.
Os exercícios físicos são necessários para manter a saúde física e mental estável. Dessa maneira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos realizem atividades físicas por pelo menos 300 minutos — até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias — ou 150 minutos de atividade física intensa por semana. Para começar a se movimentar, escolha uma modalidade de atividade física que mais te agrade, como natação, musculação, Pilates ou corrida, e comece gradativamente.
2 – Exagerar no consumo de álcool
Abusar do consumo de álcool pode representar um problema para a sua saúde. Isso porque as bebidas alcoólicas podem aumentar as chances de problemas hepáticos, alterações cardiovasculares, doenças mentais e câncer. Por outro lado, os efeitos das bebidas alcoólicas também podem ser sentidos a curto prazo, provocando alterações no sono, humor, capacidade cognitiva, motora e até mesmo no controle de peso. De acordo com declarações da OMS, nenhum nível de álcool é seguro para a saúde. Por isso, se você tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, considere reduzir a quantidade pouco a pouco.
3 – Não priorizar o sono de qualidade
Dormir pouco, muito ou não se sentir revigorado após uma noite de sono são fatores que merecem atenção imediata. Sem o descanso devido, nos sentimos mais cansados, irritados e suscetíveis a mudanças de humor repentinas. Mas o mais importante são os efeitos a longo prazo, como por exemplo: envelhecimento precoce, perda de memória, surgimento de condições de saúde, como problemas cardíacos, pressão alta, baixa imunidade, diabetes e obesidade.
Por isso, priorize o seu descanso em 2024 para ter uma saúde forte. A quantidade certa de repouso que o corpo precisa muda de acordo com a faixa etária e características pessoais. No entanto, entre 18 a 25 anos, a quantidade de sono indicada gira entre sete a nove horas (sendo aceitável entre seis e 11 horas). Já na faixa dos 26 aos 64 anos, sete a nove horas são suficientes, sendo aceitável entre 6 e 10 horas.
4 – Não almoçar ou jantar
Vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos são essenciais para o funcionamento adequado do organismo. A falta desses nutrientes pode levar a deficiências nutricionais, enfraquecimento do sistema imunológico e comprometimento da saúde em geral. Além disso, essa prática pode resultar em desequilíbrios no metabolismo.
Por isso, quando passamos muito tempo sem comer, o corpo entra em um estado chamado “privação de nutrientes”. Esse processo faz com que o organismo desacelere o metabolismo para conservar energia e garantir sua sobrevivência. Portanto, mesmo que seu dia esteja cheio, tente estabelecer horários fixos para suas refeições principais. Assim, determine momentos específicos para o café da manhã, almoço e jantar e tente segui-los sempre que possível.
5 – Consumir alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados estão presentes na rotina alimentar de diversas pessoas. Bebidas açucaradas, embutidos, macarrão instantâneo, bolachas recheadas, salgadinhos e guloseimas no geral são alguns exemplos. O problema é que, embora apetitosos, esses alimentos causam danos à saúde, como aumento do risco de doenças crônicas, desregulação do apetite, redução da qualidade nutricional e baixa imunidade.
Para evitar os alimentos ultraprocessados, opte por comida natural. Assim, escolha alimentos integrais e frescos, como por exemplo, frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Esses alimentos são naturalmente ricos em nutrientes, não contêm aditivos artificiais e farão muito bem para a sua saúde!
6 – Não cuidar da saúde mental
Para ter uma saúde de qualidade, você deve cuidar da saúde mental tanto quanto a saúde física. Com a mente saudável, é possível ter bem-estar e equilíbrio, tendo mais facilidade para lidar com questões do dia a dia. Sem dúvidas, o acompanhamento psicológico é uma das melhores maneiras de cuidar da saúde mental. Pois oferece diversos benefícios, como trabalhar a autoconfiança, ajudar a lidar melhor com as emoções, criar relações saudáveis e auxiliar no processo de autoconhecimento. Além disso, invista nas atividades físicas e pausas prazerosas durante o dia. Isso ajuda a aliviar a tensão. Levante-se a cada hora de sua mesa de trabalho, dê uma caminhada, tome um café e leia algo de seu interesse.
Fonte: Vitat