Meio ambiente

Nova espécie rara de formiga é descoberta na Índia

Em coloração azul-metálica, nova espécie foi descoberta no Vale do Siang, no nordeste da Índia; nenhuma nova espécie do gênero era encontrada no país desde 1902

Por Éric Moreira

Entomologistas indianos descobriram, durante uma expedição para estudar a biodiversidade do Vale do Siang, no nordeste da Índia, uma nova e minúscula espécie de formiga com uma aparência rara: azul-metálico. O achado foi divulgado em uma pesquisa publicada revista científica ZooKeys.
Durante a expedição, enquanto vasculhavam pela região florestal, os pesquisadores perceberam os insetos graças ao brilho metálico que apresentavam.

Enquanto explorávamos um buraco em uma árvore cerca de três metros acima em uma trilha íngreme em uma vila remota chamada Yinku, durante uma noite, algo brilhou no crepúsculo”, relatam em comunicado. “Com a luz fraca disponível, dois insetos foram sugados para um aspirador. Para nossa surpresa, mais tarde descobrimos que eram formigas”, acrescentam.

Após observarem mais detalhadamente os insetos, os pesquisadores pontuaram que a coloração e o formato da cabeça e do corpo das formigas levaram à conclusão de que se tratava de uma espécie nova. Ela foi chamada de Paraparatrechina neela — sendo “neela” a palavra “azul” em várias línguas indianas.

O que mais surpreende, além da exuberante cor das formigas, é que esta é a primeira vez desde 1902 que uma nova espécie de formiga do gênero Paraparatrechina é encontrada na Índia. Vale mencionar que todas as espécies dentro deste gênero são pequenas, sendo a mais recente com apenas dois milímetros e olhos grandes. Por essas características, a formiga se trata de um espécime bastante raro, o que torna a descoberta ainda mais impressionante.

Além disso, o local em que ela foi encontrada possui uma grande biodiversidade, sendo o vale alterado rapidamente por “projetos de infraestrutura em grande escala, como barragens, rodovias e instalações militares, juntamente com as mudanças climáticas”, segundo um dos autores da pesquisa, Dharma Rajam, conforme repercute a Revista Galileu. Agora, os pesquisadores esperam descobrir mais sobre a espécie para compreender como a espécie desenvolveu tal coloração.

Investigar a evolução dessa coloração vistosa e suas conexões com a elevação e a biologia de P. neela apresenta uma via emocionante para pesquisa”, finaliza a equipe em comunicado.

Fonte: Aventuras na História