Comportamento & Equilíbrio Educação

Semana Nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla

A data foi instituída ao calendário nacional de saúde para fomentar o desenvolvimento de conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades desta população

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, se inicia no 21 e vai até ao dia 28 de agosto, é um momento de grande importância para a promoção da conscientização sobre os direitos e as necessidades das pessoas com deficiência. Foi instituída ao calendário nacional de saúde para fomentar o desenvolvimento de conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades desta população. Também visa combater a desinformação e o preconceito, além de promover inclusão e integração social. A campanha é promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963 e foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº. 13.585/2017. Segundo dados mais recentes do IBGE, divulgados em 2023, cerca de 18,6 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, o que representa aproximadamente 8,9% da população com dois anos ou mais de idade.

Deficiência intelectual: é um Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ou Deficiência Intelectual já foi conhecida por outras denominações como, por exemplo, retardo mental. Crianças/adolescentes com deficiência intelectual apresentam funcionamento intelectual significativamente inferior à média.

Limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas. A pessoa com deficiência intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A deficiência intelectual não é uma doença, e sim uma limitação.

A pessoa com deficiência intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. Outro ponto importante é a inclusão dos alunos com deficiência intelectual e múltipla é a importância de criar formas de ensino que envolvam as emoções.

A inclusão de crianças com deficiência intelectual e múltipla na escola é direito garantido por lei. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que os alunos com deficiência intelectual e múltipla são incapazes de aprender, o que não é verdade. Ainda que as crianças com deficiência intelectual e múltipla tenham atrasos cognitivos, elas são capazes de aprender, desde que a escola e os professores considerem suas dificuldades. Tendo como objetivo principal o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e múltipla. A construção harmônica da educação inclusiva se faz necessária constantemente na formação continuada dos professores para atender as necessidades básicas dos alunos inclusivos.

Deficiências múltiplas: são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei n° 13.146), de 2015, ampliou os direitos das pessoas com deficiência, alterando o modo de assegurar e garantir à essas pessoas a inclusão social e a cidadania na sociedade. Cujo propósito é promover uma transformação social por meio do conhecimento e conscientização para eliminar as barreiras em relação à inclusão social, que precisa ser construída diariamente por todos: pessoas com deficiência e suas famílias e, sobretudo, pela sociedade.

As limitações podem ser superadas por meio da estimulação sistemática do desenvolvimento, adequações em situações pessoais, escolares, profissionais e sociais, além de oportunidades de inclusão social. Dificuldades encontradas:
Aprendizagem e autogestão em situações da vida, como cuidados pessoais, responsabilidades profissionais, controle do dinheiro, recreação, controle do próprio comportamento e organização em tarefas escolares e profissionais;
Comunicação;
Habilidades ligadas à linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória;
Habilidades sociais/interpessoais (habilidades ligadas à consciência das experiências alheias, empatia, habilidades com amizades, julgamento social e autorregulação).

A semana tem a missão de promover o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada um e oferecer soluções inovadoras para uma sociedade mais inclusiva, a sociedade deve empenhar-se em manter uma visão sólida e ser cada vez mais uma referência no cuidado às pessoas com deficiência trazendo uma reflexão sobre a história de cada um revelando não apenas o impacto direto na vida das pessoas com deficiência, mas também a construção de uma cultura de inclusão e acolhimento. Todos esses pilares devem se manifestar na prática com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, além de buscar o desenvolvimento integral, a melhoria da qualidade de vida e inclusão social dessas pessoas e especialmente por meio do ensino e da educação.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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