China apresenta robô humanoide dotado de IA e que serve café

Vivendo um boom de IA, país asiático exibe novos veículos, eletrodomésticos e gadgets inteligentes
Por Mario Cavalcanti
“Estou com sede”, disse um visitante a um robô humanoide de 1,7 metro de altura e 65 quilos, na 7.ª Expo Mundial de Voz, em Hefei, no leste da China. Sem hesitar, o robô humanoide identificou a garrafa de café entre os dois outros objetos na mesa e a entregou ao visitante.
Com a ajuda do modelo de linguagem ampla, nosso robô humanoide de segunda geração é mais inteligente e pode realizar tarefas mais delicadas, como servir café”, disse Ji Chao, cientista-chefe de robótica da empresa de inteligência artificial (IA) iFLYTEK.
A plataforma robótica superbrain da iFLYTEK capacitou 450 empresas de robótica e 15 mil desenvolvedores em todo o país, abrindo o grande modelo de linguagem da empresa, de acordo com Ji. A Unitree, uma startup de robótica sediada em Hangzhou, apresentou seu robô humanoide estrela, o Unitree H1, que pode se mover 3,3 metros por segundo.
Vendemos mais de 100 desses robôs, com preços de US$ 90 mil cada, o que nos dá uma ideia do enorme espaço de mercado para a comercialização total de robôs humanoides”, disse Li Jun, chefe de serviços técnicos da Unitree.
Fonte: Mundo & História