Bem-estar

Exercícios físicos duas vezes por semana diminuem o risco de 264 doenças, diz estudo

Pesquisa revela que concentrar os treinos em apenas dois dias por semana pode trazer os mesmos benefícios que malhar diariamente

Por Isabella Bisordi

Um novo estudo trouxe boas notícias para quem não consegue manter uma rotina de treinos diários. Realizar atividades físicas em apenas dois dias na semana já é suficiente para diminuir o risco de desenvolver até 264 doenças, em comparação com quem leva uma vida sedentária. A pesquisa, realizada por especialistas do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Circulation, da American Heart Association (AHA), avaliou 678 condições de saúde. Isso mostrou que não há diferença significativa entre os chamados “guerreiros do fim de semana” (pessoas que concentram seus exercícios no sábado e domingo) e aqueles que distribuem o treino ao longo da semana.

De acordo com os cientistas, quem treina pelo menos duas vezes na semana apresenta uma redução de até 50% no risco de doenças cardiometabólicas, como hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e apneia do sono. O achado reforça a importância de atingir o tempo mínimo recomendado, independentemente da forma como ele acumula.

Por muito tempo, a orientação era se exercitar pelo menos cinco vezes por semana, durante 30 minutos por dia. Mas, na última década, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes. Agora, o ideal é realizar ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana, sem um padrão rígido de frequência. Isso significa que, para muitas pessoas, é possível adaptar a prática de exercícios à rotina sem se sentir culpado por não treinar todos os dias.

Um estudo de longo prazo
Os resultados foram possíveis graças à análise de dados de cerca de 90 mil voluntários do UK Biobank. O estudo britânico que investiga como fatores genéticos e ambientais influenciam no desenvolvimento de doenças. Em resumo, seja distribuindo o treino ao longo da semana ou concentrando em dois dias, o importante é se movimentar. A atividade física, mesmo em menor frequência, mostra-se uma poderosa aliada na prevenção de centenas de doenças e na promoção da qualidade de vida.

Fonte: Bons Fluidos

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish