Como fazer “salmão” vegano defumado com cenoura
Prato popular em cafés da manhã e brunches, o Veganuary traz uma versão vegetal que utiliza cenoura marinada
Por Marcia Sousa
Se reduzir o consumo de proteína animal está em seus objetivos para 2026, a receita a seguir de salmão vegano defumado à base de cenoura pode ser uma ótima pedida. Janeiro, para muitos, ainda é um mês tranquilo para testar preparos em casa sem pressa. Além disso, pode ser um caminho para obter refeições mais saudáveis, uma vez que a rastreabilidade do pescado no Brasil ainda carece de muitos avanços, e mais ecológicas, já que o pescado excessivo tem causado grandes danos à biodiversidade marinha.
A receita de salmão vegano é compartilhada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que atua como parceira na divulgação do Veganuary, uma das maiores campanhas globais de conscientização alimentar voltada a estimular as pessoas a experimentarem uma alimentação 100% vegetal durante o mês de janeiro. Criada em 2014, no Reino Unido, a iniciativa se consolidou como um movimento internacional que envolve consumidores, organizações da sociedade civil, empresas, marcas e restaurantes em torno da redução do consumo de produtos de origem animal. Segundo a SVB, a ação alcançou 25,8 milhões de participantes no mundo.
Alimentação vegana versus vegetariana
A alimentação vegetariana exclui a carne (de qualquer tipo), mas permite o consumo de outros produtos de origem animal, como ovos, leite e seus derivados. Já a alimentação vegana é baseada em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, leguminosas, nozes, cereais e laticínios vegetais. Ambas podem ser nutritivas e equilibradas, desde que sejam bem planejadas para garantir o consumo adequado de todos os nutrientes essenciais. Aliás, essa ressalva é válida para qualquer tipo de alimentação.
Veganuary: todo dia uma receita
Formada pela contração das palavras “vegan” e “january”, o Veganuary (em português, Janeiro Vegano) é composto pelo envio diário de conteúdos aos inscritos, incluindo orientações nutricionais e receitas que demonstram, na prática, a diversidade da alimentação vegetal. Na versão brasileira, o Veganuary traz ainda um livro de receitas das celebridades.
As sugestões apresentam desde preparações simples até releituras de pratos tradicionais da culinária mundial. Entre as receitas compartilhadas, há opções que recriam clássicos amplamente conhecidos do público, como o salmão defumado em versão 100% vegetal; uma alternativa vegana para o prato popular em cafés da manhã e brunches. A receita é feita à base de cenoura marinada, algas e temperos naturais para reproduzir sabor e textura.
Ingredientes
Marinada:
🔹 100 ml de azeite
🔹 2 colheres de sopa de salmoura
🔹 2 folhas de nori rasgadas em pedaços pequenos
🔹 2 colheres de sopa de molho de soja
🔹 1 colher de chá de missô
🔹 1 colher de sopa de vinagre de arroz
🔹 1 colher de sopa de agave
🔹 1 colher de chá de alho em pó
🔹 1 colher de chá de páprica defumada
🔹 1 colher de chá de fumaça líquida
🔹 2 cenouras grandes
🔹 Alcaparras para servir
Modo de preparo
Prepare a marinada misturando todos os ingredientes em um recipiente e reserve. Descasque as cenouras e corte-as em tiras longas e finas com um descascador de legumes. Cozinhe as tiras de cenoura no vapor por cerca de quatro minutos. Transfira imediatamente as cenouras para a marinada, misture bem, cubra e leve à geladeira durante a noite. Escorra o excesso de óleo e sirva em um bagel com cream cheese vegano, endro picado e alcaparras.
(Foto: iStock)
Fonte: CicloVivo








