China supera EUA e desenvolve espaçonave capaz de decolar e pousar em aeroportos
A tecnologia de voos espaciais da China pode ter ultrapassado as tecnologias norte-americanas, especialmente pelo fato de o gigante asiático poder lançar naves espaciais sem propulsão de foguete.
De acordo com o jornal South China Morning Post, graças a esta tecnologia, as espaçonaves vão poder decolar e pousar em aeroportos.
A China está desenvolvendo uma nave espacial conhecida como Tengyun, que possui um sistema de decolagem e pouso horizontal, dando uma vantagem sobre a nave espacial norte-americana X-37B Orbital Test Vehicle, que é lançada por foguete.
“A tecnologia da nave espacial foi inspirada na norte-americana X-37B, que é lançada por foguete, enquanto a China já superou essa limitação”, afirmou Su Ming, da revista militar Naval and Merchant Ships, citada pelo jornal chinês.
A China Aerospace Science and Technology Corporation, responsável pelo desenvolvimento da nave espacial chinesa, teria realizado seu primeiro voo de teste em julho.
“O teste bem-sucedido da nave espacial sugere que as futuras espaçonaves da China serão capazes de decolar de aeroportos em qualquer lugar do país […] ou seja, os futuros voos de naves espaciais podem ir das 30 vezes ao ano para mais de 1.000, como aviões regulares”, afirmou Su.
(Foto: Han Pengxin/Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos Lançadores)
Fonte: Sputnik News Brasil