Mobilidade

Moto elétrica feita com papel? Suecos querem substituir plástico

A empresa de eletromobilidade sueca Cake quer erradicar o uso de plástico em sua linha de montagem. Por conta disso, uniu-se à startup PaperShell para conceber um projeto audacioso: uma moto elétrica feita de papel. Não só papel, claro, mas substituindo suas partes plásticas por papel. E isso é um passo adiante na preservação do ambiente.

Papel especial
Motos a bateria oferecem uma jornada silenciosa e sem emissões de gases estufa. No entanto, alguns componentes empregados na fabricação dessas máquinas — o plástico sendo um exemplo — causam outro tipo de poluição. O uso de papel, então, seria uma alternativa sustentável.

“Estamos empolgados em trabalhar com a PaperShell e desempenhar um papel crucial na busca de um material que possa minimizar ou até mesmo erradicar o uso de plástico convencional em nossa motocicleta”, explica o fundador e CEO da Cake, Stefan Ytterborn, em comunicado à imprensa. “Essa é uma colaboração que, em última análise, irá beneficiar toda a indústria automobilística e além”.

Para funcionar, não é também questão de usar caixotes do mercado. É um papel especial. A PaperShell afirma que seu composto de fibra é mais forte que o plástico e tem menor impacto climático — uma pegada de carbono de 0,65 kg CO₂e (equivalência em dióxido de carbono) por unidade em comparação a 4,95 kg CO₂e do polipropileno e 25kg CO₂e da fibra de vidro.
Além disso, mesmo fabricado com 100% de celulose, como qualquer papel, o composto fabricado pela startup sueca seria resistente a temperaturas instáveis, fogo, raios UV, dilatação térmica e colisões. A parceria entre Cake e PaperShell espera produzir uma moto elétrica com “menor rastro de carbono possível” até 2025. Nenhum protótipo da moto de papel, por enquanto, está nos planos de divulgação.

(Foto: Cake/Divulgação)

Experiência em energia solar
A Cake é conhecida por fabricar motos elétricas off-road e sustentáveis. Recentemente, a fabricante inovou ao lançar motos elétricas movidas a energia solar: Kalk AP, Osa+ AP e Osa Flex AP. Com autonomia de 3 horas e velocidade de topo de 90km/h, esses veículos foram projetados para ajudar guardas florestais na África a combater a caça ilegal no continente e abordar criminosos sem serem detectados.
A companhia também anunciou nos últimos tempos uma parceria com a Polestar. Ela vai produzir ciclomotores elétricos para a subsidiária da Volvo.

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

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