Educação

Estudantes semifinalistas do “Solve for Tomorrow” se destacam por projetos comunitários

Nesta 9ª edição, programa da Samsung oferece mentoria aos 20 grupos de escolas brasileiras; próximas etapas seguem até novembro

Saúde e sustentabilidade. Esses são os grandes temas em comum entre os 20 projetos semifinalistas do Solve For Tomorrow, edição 2022. A iniciativa global da Samsung, presente em 20 países, busca usar a educação e a tecnologia como ferramentas de desenvolvimento social e comunitário. Desde 2014 no Brasil, o programa estimula alunos da rede pública de ensino a identificar e resolver desafios de suas comunidades por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

As 20 equipes selecionadas seguem para a etapa de mentoria para detalhar seus respectivos projetos. Os 10 finalistas serão anunciados no dia 3 de outubro. “Com base nos 20 projetos semifinalistas, é possível perceber a diversidade de ações que os jovens propõem para solucionar problemas reais e melhorar a qualidade de vida do entorno e da sociedade de forma geral”, afirma Beatriz Cortese, gerente de tecnologias educacionais do Cenpec (coordenador-geral do programa no Brasil).

“Utilizando a ciência e a tecnologia como fatores de transformação, a iniciativa Solve for Tomorrow alinha-se ao nosso propósito de promover equidade e qualidade na educação pública, além de mostrar que investir nos jovens é um caminho para construir um futuro melhor e mais sustentável”, pontua Beatriz.

Com inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco na primeira etapa, agora, com as equipes semifinalistas, a região Nordeste é a que se destaca, com oito projetos.

“Uma característica interessante a ser observada nas últimas edições é a crescente presença de projetos sobre sustentabilidade. Esses alunos têm apresentado ideias brilhantes para reduzir o impacto ambiental e nós estamos animados para saber como seus projetos serão desenvolvidos”, comenta Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil.

Fonte: Porvir

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish