Avião movido a hidrogênio está mais perto da realidade
A meta da Airbus é testar um A380 movido a hidrogênio até 2028
A Airbus revelou há alguns anos seus primeiros conceitos de aviões com emissões zero. Uma característica em comum entre os três modelos apresentados até aqui é o combustível: hidrogênio líquido. Enquanto o desenvolvimento das aeronaves mais sustentáveis continua, a empresa acaba de divulgar mais detalhes do projeto, que ganhou o nome de ZEROe.
Um componente essencial para a iniciativa literalmente decolar, é conseguir criar tanques de armazenamento capazes de manter o hidrogênio em temperaturas extremamente baixas (-250°C).
Equipes de especialistas uniram forças na Europa desde o ano passado para projetar os tanques criogênicos o mais rápido possível. A novidade será fabricada na França, em Nantes, cidade que abriga um dos centros de desenvolvimento da Airbus.
Outra instalação da companhia em Bremen, na Alemanha, cuidará do processo que transforma o hidrogênio líquido em gás. Segundo a Airbus, depois das modificações finais, “em menos de um ano” de projeto, o primeiro protótipo do tanque criogênico será testado.
Os resultados dos testes da primeira versão do tanque serão usados como base para desenvolver uma segunda versão mais avançada em 2023. O objetivo da Airbus é ter um tanque criogênico “totalmente funcional” e pronto para ser instalado no gigante A380 até 2028.
A Airbus utilizará o maior avião de passageiros do mundo como uma espécie de plataforma de testes. A empresa deve manter as quatro turbinas convencionais adicionando um quinto motor na fuselagem traseira adaptado para funcionar com hidrogênio.
Fonte: Olhar Digital