Educação

Pará inclui açaí e cupuaçu na merenda escolar

Iniciativa promove saúde e valoriza a identidade cultural com sabores da Amazônia

Por Marcia Sousa 

A alimentação escolar é um componente essencial no processo de ensino-aprendizagem. Mas, para além de fornecer nutrientes, as refeições podem refletir a diversidade dos sabores brasileiros. Esse é o caso da Secretaria de Estado de Educação do Pará que, neste segundo semestre de 2024, inseriu frutas da Amazônia na merenda dos alunos da rede pública estadual: o açaí e o cupuaçu.
Importante na cultura alimentar das comunidades amazônicas, o açaí e o cupuaçu geram oportunidades de renda e emprego. O emprego das frutas nativas nos cardápios escolares podem ajudar a promover o desenvolvimento das cadeias produtivas locais. Além disso, há o aspecto cultural.

Cada vez mais a gente quer buscar fornecedores do próprio Pará, para que a gente traga mais açaí para dentro das escolas”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. “A gente vê que os estudantes estão numa festa querendo comer o açaí. Nas escolas têm sido uma recepção muito grande, e faz parte do dia a dia, da cultura alimentar paraense, e isso é muito importante”.

O estudante do 2.º ano do ensino médio, Lucas Abreu, não esconde a empolgação de ter o açaí na merenda escolar.

Lucas Abreu (Foto: Ascom Seduc/Divulgação)

Eu acho que é um incentivo, tanto para mim quanto para os outros alunos, até porque é uma comida da culinária paraense, e quem é paraense raiz come só com açaí. Eu vejo como algo muito bom para a gente que vem para a escola. Aqui temos comida boa, de qualidade”, contou.

(Foto: Ascom Seduc/Divulgação)

Alimentação saudável
O componente da saúde está ainda entre os vários aspectos benéficos do açaí e cupuaçu. O açaí é rico em antioxidantes, especialmente antocianinas, que ajudam a combater os radicais livres e podem reduzir o risco de doenças crônicas. Também contém ácidos graxos saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Já o cupuaçu é uma boa fonte de vitaminas (como a C e algumas do complexo B), minerais (como potássio e cálcio) e antioxidantes. É conhecido por seu teor de gorduras saudáveis, especialmente ácidos graxos.

O governo do Pará explica que, no caso do açaí, para garantir a integridade, o produto é entregue às escolas pasteurizado, eliminando os riscos de contaminação. O açaí é congelado e transportado. Além do açaí e cupuaçu, o cardápio da merenda escolar paraense inclui polpas de frutas variadas, peixe, carne, frutas, achocolatado, leite, pão, legumes, feijão, arroz e macarrão.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish