Tela de Tarsila do Amaral tem autenticidade confirmada após perícia
Obra estava no Líbano até meados de 2023 e teve autenticidade questionada após ser apresentada na última edição da SP-Arte
Uma “nova” obra da pintora Tarsila do Amaral teve autenticidade confirmada pela família da artista no mês de agosto último. Trata-se de uma pintura, datada de 1925, que retrata uma paisagem com algumas casas coloridas em diferentes planos.
Essa obra, que estava no Líbano, foi apresentada, pela primeira vez, na última edição da SP-Arte e teve sua autenticidade questionada. Ela não aparecia no catálogo raisonné de Tarsila, que é um livro que reúne todas suas criações.
O comunicado da OMA Galeria e Tarsila S.A. diz que “uma nova obra inédita de Tarsila do Amaral (1886 – 1973) foi descoberta”.
A tela foi submetida à perícia técnica após suspeita de falsificação, por meio de acusações infundadas durante o mês de abril deste ano. Douglas Quintale — perito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, sócio proprietário do Quintale Art Law e presidente do Comitê de Autenticação de Obras de Tarsila do Amaral e, inclusive, único perito autorizado pela Tarsila S.A. para certificar trabalhos da artista — foi o responsável por conduzir todo o processo de certificação da nova obra, identificada como ‘Paisagem 1925′”.
Fonte: Casa Vogue