Tecnologia

Nasa revela imagem impressionante de aglomerado de estrelas

Foto da Nebulosa da Águia foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble usando luz infravermelha

Na noite desta segunda-feira (6), a Nasa divulgou uma bela imagem dos Pilares da Criação do aglomerado de estrelas Nebulosa da Águia. A foto foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble, utilizando luz infravermelha. Esse tipo de luz consegue atravessar a poeira e o gás que obscurecem e fornece aos espectadores uma visão única da região.
A Nebulosa da Águia faz parte de uma região ativa de formação estelar a cerca de 5.700 anos-luz da Terra. “Nesta visão etérea, todo o quadro é salpicado de estrelas brilhantes e estrelas bebês são reveladas sendo formadas dentro dos próprios pilares. Os contornos fantasmagóricos dos pilares parecem muito mais delicados e apresentam uma silhueta contra uma névoa azul assustadora”, escreveu a agência espacial.
O Hubble foi o primeiro grande telescópio enviado para o espaço, em 1990, posicionado acima da distorção da atmosfera. O equipamento é utilizado para observar estrelas e galáxias mais distantes, além dos planetas do sistema solar. O equipamento já realizou mais de 1,4 milhão de observações, resultando em mais de 16 mil publicações.
Após 30 anos de serviço, o Hubble não tem data para finalizar sua missão, estando a mercê da vida útil de seus instrumentos.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish