Internacional

Japão vai elaborar protocolo para possíveis encontros com óvnis

Procedimentos estipularão como devem ser feitos os processos de resposta, registro e relato

O Ministério da Defesa do Japão planeja elaborar protocolos para o caso de encontros com óvnis (Objetos Voadores Não Identificados). A medida surge logo após a recente decisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos de divulgar vídeos de aeronaves misteriosas.
Dentre os protocolos, o ministério prevê desenvolver procedimentos para responder, registrar e relatar encontros com óvnis. A preocupação das autoridades japonesas é a possível confusão que os pilotos das Forças de Autodefesa do país demonstrariam ao se deparar com algo de natureza desconhecida.
“Se [óvnis] forem encontrados, o treinamento será cancelado imediatamente”, disse uma fonte não identificada das Forças de Autodefesa do Japão. “Vamos procurar identificá-lo a uma distância segura, incluindo se é um drone, e reportá-lo ao Centro de Direção de Defesa Aérea para pedidos”.
Segundo Taro Kono, ministro da Defesa japonesa, ainda que os pilotos nunca tenham encontrado óvnis, os protocolos serão preventivos.
“Para ser sincero, não acredito em óvnis”, afirmou Kono. “Mas como o Departamento de Defesa divulgou esse vídeo, eu gostaria de ouvir do lado americano sobre sua intenção e análise”, completou.
Até então, sete bases aéreas do Japão, que cobrem da ilha de Hokkaido até a província de Okinawa, lidam com a tarefa de monitorar e identificar aeronaves de nacionalidades desconhecidas. Quando o objeto voador demonstra intenções de adentrar o espaço aéreo japonês, os caças pedem a mudança de rumo em inglês. Uma vez determinada a nacionalidade, a solicitação é repetida no idioma de origem do piloto. Se persistir a invasão, tiros com balas de rastreamento são lançados para forçar o pouso.
O governo japonês teme, contudo, que essas medidas não sejam suficientes para conter óvnis, incluindo o rastreamento – daí a aposta em pilotos das Forças de Autodefesa previamente treinados para a situação.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish