Meio ambiente

Pela primeira vez em 600 anos cegonhas selvagens se reproduzem na Inglaterra

Desde março, pesquisadores monitoravam dois ninhos com grandes expectativas

Nasceram os filhotes dos primeiros ovos de cegonhas selvagens chocados na Inglaterra desde a Idade Média. Guardas florestais no estado de Knepp estavam monitorando as aves com grande expectativa desde que descobriram nove ovos, em dois ninhos, em março deste ano.
Finalmente, na última semana, a tão aguardada notícia: um casal de cegonhas-brancas-selvagens deu as boas-vindas aos seus filhotes em um dos ninhos monitorados – ainda não se sabem quantos dos cinco ovos eclodiram. “São os primeiros dias dos filhotes e vamos acompanhar tudo de perto. Temos grandes esperanças em relação a esta ninhada”, contou Lucy Groves, da Durrell Wildlife Trust, organização que trabalha com espécies ameaçadas.
“Este é o primeiro passo para restabelecer o equilíbrio e a presença desta espécie no Sul da Inglaterra. Pode ser um passo pequeno, mas estamos muito animados”, completa Lucy.
O mesmo casal havia chocado três ovos no ano passado, mas nenhum filhote nasceu. O ninho atual está em um grande carvalho, o que dificulta sua observação, mas já é possível ver que os pais estão alimentando os filhotes.
A fêmea possui um anel de identificação e é monitorada pelo White Stork Project desde 2016, quando chegou à região vinda da Polônia. Já o macho não possui anel de identificação e os pesquisadores acreditam que seja um dos cerca de 20 pássaros que migram e visitam a esta região Inglaterra todos os anos.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish