Tecnologia & Inovação

Dessalinizador portátil filtra água do mar em uma hora

Em condições ideais, aparelho transforma até três litros de água do mar em água potável por hora

Uma das principais reclamações quanto ao uso de dessalinizadores diz respeito ao alto custo. Mas a empresa Hydro Wind Energy, com sede em Londres, desenvolveu um dispositivo com um custo acessível e que pode ser levado a tiracolo para onde quer que você vá.
Batizado de QuenchSea, o aparelho pesa menos de um quilo, mas é capaz de transformar cerca de um litro de água do mar em água potável em apenas uma hora. Em condições ideais, a capacidade é de até três litros de água por hora.
Além de ultraleve, seu design compacto — que lembra um mimeógrafo — permite que ele seja facilmente transportável. Isso garante segurança hídrica em áreas remotas. Desenvolvido para marinheiros, campistas e até como recurso emergencial para viajantes, o dessalinizador pode ser encomendado pelo site Indiegogo por 54 libras esterlinas, equivalente a 359 reais (cotação em 27 de julho de 2020).

Com entrega prevista para fevereiro de 2021, por enquanto, o produto será fabricado no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Ásia. Para informações sobre importação, confira o site da companhia.

Dessalinizador portátil

(Foto: QuenchSea)

A dessalinização é um processo de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais. Isso pode ser feito de duas maneiras: por meio de destilação térmica ou por osmose reversa. O método escolhido pela Hydro Wind Energy foi pelo uso de uma pequena membrana para osmose reversa.
Além da membrana, o aparelho possui um pequeno sistema hidráulico interno, filtração tripla e uma alavanca manual. Ou seja, será preciso empregar energia humana para o funcionamento do dessalinizador portátil — apesar do filtro inicial já remover a maioria dos sedimentos e partículas.
O QuenchSea promete eliminar sais minerais, vírus, bactérias, parasitas e até microplásticos presentes na água.
A vida útil das membranas varia de acordo com diversas condições, incluindo pressão, qualidade e temperatura da água. Mas, substituí-las custa apenas 10 dólares.

(Foto: QuenchSea)

Acesso à água potável

A cada compra de um aparelho, outra unidade é doada. A fabricante promete doar 100 milhões de unidades até 2027 para organizações humanitárias parceiras. Um meta ambiciosa em um mundo em que, segundo relatório da OMS e da Unicef, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm serviços de água potável gerenciados de forma segura.
Essa questão tornou-se ainda mais evidente com a pandemia. A simples lavagem das mãos, com água e sabão, não é acessível para milhares de pessoas que vivem em condições de total falta de acesso à água ou com recorrentes cortes de fornecimento de água — a exemplo do que acontece nas periferias brasileiras.
No Brasil, um projeto de dessalinizador solar de baixo custo chegou a ser premiado como melhor tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil (FBB), confira: Dessalinizador de baixo custo garante água potável no semiárido Dessalinizador de baixo custo garante água potável no semiárido.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish