Internacional

Curiosidade — Shrek, a saga da ovelha que fugiu da tosa por seis anos e virou celebridade

O animal atraiu muita atenção da mídia quando foi encontrada, e acabou se tornando um símbolo fundamental para uma nobre causa

Ao ler o nome Shrek você deve ter imaginado o ogro protagonista de uma série de filmes de animação, que ficou conhecido por tomar banhos na lama e morar em um pântano. Todavia, a história curiosa que vamos contar hoje é de uma ovelha apelidada de Shrek, que fugiu da tosa durante seis anos de sua vida.
A história começou em Bendigo Station, uma fazenda dedicada à criação de ovelhas em Tarras, na Nova Zelândia. Toda vez que as ovelhas tinham que ser tosadas — as da raça Merino, têm que passar pelo procedimento uma vez ao ano, pelo menos — sempre davam falta de uma delas.
Essa ausência era especificamente percebida quando precisavam ser tosadas. Assim, durante o pastoreio, a contagem indicava que todas estavam lá. Isso levou os pastores da região a buscarem a ovelha fugitiva: era Shrek, que foi encontrado escondido em uma caverna de Otago, região da Nova Zelândia.

Descoberta e popularidade

O animal foi encontrado em 15 de abril de 2004, depois de fugir da tosa por um total de seis anos. Com isso, Shrek estava pesando cerca de 27 quilos somente de lã, enquanto merinos geralmente acumulam 4 quilos e meio ao longo de um ano. Como consequência, o caso pitoresco foi levado até a grande mídia, que compartilhou a curiosa história mundo afora.

Foi dessa maneira que os pastores encontraram a ovelha (Foto: Divulgação/YouTube)

Na verdade, o interesse popular na saga da ovelha era tamanho, que a tosa foi transmitida ao vivo na televisão aberta da Nova Zelândia. A ovelha recebeu um tratamento diferenciado, o episódio foi guiado pelo campeão mundial de tosquia — sim, existem competições para consagrar o melhor tosador de ovelhas no mundo — Peter Casserly, em um hotel renomado do país em Cromwell.
O astro, meses depois da tosa, foi levado ao encontro da então primeira-ministra do país, Helen Clark, para receber devidas celebrações pelo seu aniversário de 10 anos. A BBC conta que, ao conhecer o animal, Clark se mostrou surpresa pela tranquilidade do animal: “Como se fosse bicho de estimação há vários anos”.

Caridade

A ovelha se tornou símbolo da instituição de caridade Cure Kids, a maior da Nova Zelândia voltada para a saúde das crianças. Na época de sua história tosagem, inclusive, os 27 quilos de lã foram arrematados em um leilão justamente para essa fundação.
Em novembro de 2006, 30 meses depois de sua primeira tosa, Shrek passou pelo procedimento em razão da caridade, só que dessa vez em cima de um iceberg na costa neozelandesa. A ação servia tanto para arrecadar dinheiro para a Cure Kids quanto promover a lã produzida pelas ovelhas do país.

Shrek recebendo uma tosa higiênica (Foto: Divulgação/YouTube)

Infelizmente, o animal fugitivo acabou falecendo em 2011, aos 16 anos de idade, depois de apresentar uma série de problemas de saúde; veterinário que cuidava do caso indicou que ele passasse por uma eutanásia.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish