Ciência

Como são as chuvas em outros planetas?

Em outros lugares do sistema solar também ocorrem chuvas, mas elas são bem diferentes da que temos por aqui

Já parou para pensar em como é o clima nos outros planetas? Eles também têm chuvas, mas elas são bem diferentes da que conhecemos!

Planetas de carbono — Perto do centro da Via Láctea estão os chamados planetas de carbono. Eles são cobertos por uma névoa amarela com nuvens negras de fuligem. Na superfície, há poços de metano borbulhantes e lama negra. Por lá, chove gasolina e asfalto derretido.

51 Pegasi b — O 51 Pegasi b fica a 50 anos-luz da Terra, na constelação de Pegasus. Ele é um exoplaneta muito quente: a temperatura lá chega a 1000ºC. Todo esse calor permite que o ferro que compõe o planeta seja vaporizado. À medida que o vapor sobe, ele forma nuvens de vapor de ferro e, na hora da chuva, caem do céu em forma de ferro fundido.

COROT-7b — Já imaginou um planeta tão quente que vaporiza até rochas, transformando tudo em lagos de lava? Isso acontece no COROT-7b, um exoplaneta que fica a cerca de 500 anos-luz de nós. A atmosfera é composta por ingredientes de rochas, que viram gás e formam grandes nuvens de pedriscos. Quando chove, os pedriscos caem da atmosfera sobre a lava derretida no solo.

Vênus — A atmosfera de Vênus é cheia de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono. Esses gases são responsáveis por superaquecer a superfície, deixando o planeta muito quente. As reações químicas na atmosfera formam nuvens carregadas de ácido sulfúrico e partículas de enxofre, que caem sobre o planeta em forma de uma implacável chuva ácida capaz de destruir e queimar tudo.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish