Saúde

Sentimento x Emoção

Será que você sabe distinguir entre eles? Ou acredita serem a mesma coisa?

Texto: *Nágela Isa Carneiro Sirqueira

Sabe quando você se depara com uma situação de perigo e seu coração dispara e você sente aquele frio na barriga? É seu cérebro agindo!
Sua pupila dilata, o cérebro secreta adrenalina e cortisol no organismo aumentando o ritmo e a eficiência cardíaca, o sangue é bombeado para as extremidades do seu corpo (por isso a sensação de frio na barriga!), os movimentos peristálticos do intestino cessam, você entra em estado de luta ou fuga. Isso acontece em menos de um segundo!
As emoções são esse conjunto de ações coordenadas por seu cérebro, para garantir sua sobrevivência ou bem-estar. Elas acontecem também quando você pensa em sua mãe, por exemplo. Ou quando lembra de algum fato ou pessoa da sua vida, quando se apaixona, quando assiste a um filme. Enfim, estão presentes em todos os momentos do seu dia. Podendo ser emoções positivas ou negativas, ou seja, que te afastam ou aproximam de algo. Ocorrem a um nível abaixo do consciente, sendo automáticas e viscerais.
Elas são geradas a partir de estímulos externos ou internos e se manifestam fisicamente, gerando alteração de comportamento, por isso as memórias também são capazes de trazer emoções.
O sentimento vem a partir da percepção dessas emoções, sendo que nem toda emoção vira um sentimento. Isso irá acontecer conforme o aprendizado de cada um. Nossa mente aprende através de vivências, repetição ou impacto emocional. Uma pessoa que passa por um assalto, vai reagir e significar aquela situação ocorrida diferente de outra pessoa. Tudo depende do conteúdo interno de cada uma delas.
O sentimento está ligado a ideias, memórias, à própria percepção de si, e acontece dentro da sua mente, ou seja, é algo invisível que só você é capaz de identificar.
Quando criamos a percepção consciente das emoções, começamos a dar nome a elas, é nossa mente julgando e justificando a existência daquelas sensações. E, por isso, o sentimento de raiva, amor, medo ou qualquer outro não é igual para todos nós.
A moralidade, tomada de decisões, distinção de justiça, a autoimagem, estão entrelaçadas e são formadas pelo sistema afetivo, a união da emoção com o sentimento. Tudo pelo que passamos em nossa vida, principalmente em nossa infância, forma o conjunto de crenças e padrões emocionais e comportamentais que nos direciona. A forma que aprendemos a perceber e lidar com as emoções são determinantes para isso.
Nosso cérebro cria uma rede de sinapses, que interligam emoções a situações. São proteínas e caminhos neurais, a que chamamos de memórias. E todas as situações que vivenciamos quando adultos, são interpretadas pela nossa mente conforme nosso sistema afetivo foi constituído. Nossa memória ativa as emoções e desencadeia os pensamentos e sentimentos.
Exatamente por isso, o autoconhecimento e a transformação pessoal são tão importantes. Nosso cérebro pode aprender continuamente, e dessa forma temos a capacidade de ensiná-lo a reagir de maneira diferente diante das situações.

Mulher pensativa (Foto: Freepik)

Logicamente isso não acontece a nível consciente, porque nossas memórias e aprendizados estão em nosso subconsciente. É preciso acessar esse conteúdo profundo para poder ressignificar a forma que nos sentimos e como assimilamos as situações que vivemos. Caso contrário, vamos só ‘empurrando com a barriga’ e não resolvemos, de fato, o motivo de nossos sofrimentos.
Você pode permitir que sua mente comande sua vida, ou ser você quem a comanda. Desenvolvendo a inteligência e liberdade emocional, você se torna capaz de lidar com as emoções, não permitindo que elas se tornem transtornos, nem determinem sua direção.

*Nágela Isa Carneiro Sirqueira
Hipnoterapeuta
Mentora Gestacional

Cel.: (27) 99947-8786
Instagram: @nagelaisa.oficial

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish