Cultura

70 anos da TV no Brasil

Maior e mais importe veículo de comunicação do Brasil, a televisão chegou por aqui em 1950

A primeira transmissão de TV no Brasil aconteceu em 18 de setembro de 1950 com a Rede Tupi. Por muitos anos, a Tupi foi a maior emissora do nosso país, criada pelo empresário Assis Chateaubriand — ele trouxe equipamentos e técnicos dos Estados Unidos, que instalaram duas antenas na cidade de São Paulo. Conheça algumas curiosidades sobre a data que entrou para a história.

  1. Presentes
    Como as pessoas não tinham aparelhos de TV, Chateaubriand também presenteou amigos e parentes com 200 deles. Desses aparelhos, 22 foram postos em vitrines de lojas no centro da capital paulistana para que o povo pudesse assistir à novidade na rua.
  2. Pouca adesão
    No aniversário de um ano da TV no Brasil, havia apenas sete mil televisores em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foi inaugurada a Tupi Rio. A grade de programação era composta por atrações de variedades, teleteatros e noticiário — tudo isso era apresentado das 17h às 22h.
  3. Imagens onduladas
    As primeiras imagens transmitidas eram onduladas, pouco nítidas e em preto e branco. Além disso, o alcance da transmissão chegava a apenas 100 quilômetros. Ou seja, mesmo se muita gente tivesse o aparelho de TV, poucos conseguiriam, de fato, acompanhar a programação.
  4. Longos comerciais
    Se você se incomoda com comerciais nos dias atuais, imagine 70 anos atrás. Isso porque entre um programa e outro havia longos intervalos comerciais (esse tempo era necessário para trocar os cenários, por exemplo).
  5. Rumo ao sucesso
    Em 1956, o número de pessoas com televisão em casa aumentou bastante. Na época, foram vendidos cerca de 1,5 milhão de aparelhos (o Brasil tinha cerca de 51 milhões de habitantes na época). Também apareceram novas emissoras, como TV Excelsior, Globo, Bandeirantes e Rede Record. Já a Tupi, com problemas financeiros, entrou em decadência.
  6. Plim! Plim!
    Depois de quase 20 anos de existência no Brasil, fazer televisão passou a ser um processo mais profissional. A Globo, por exemplo, foi a primeira emissora a operar em rede: a mesma programação era exibida em mais de um estado ao mesmo tempo.
  7. Imagens coloridas
    Importantes eventos impulsionaram as vendas de TV ao longo desta década. Entre eles, a Copa do Mundo, o término da Guerra do Vietnã e o fim dos Beatles. Além disso, em 1972, os aparelhos em cores surgiram por aqui — a primeira transmissão colorida foi de uma festa na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pela TV Difusora.
Aparelho de televisão Zenith (centro), de 1949, chegou ao Brasil em 1950, importada dos EUA por Assis Chateaubriand (Foto: João Wainer/Folhapress)

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish