Descobertos 200 ossos de mamutes no México
A revelação curiosa aconteceu durante a construção de um aeroporto na Cidade do México
Uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos tempos foi realizada no México, mais especificamente ao norte da Cidade do México, durante obras de um novo aeroporto.
Especialistas encontraram ossos de pelo menos 200 mamutes. De acordo com os pesquisadores, o número pode aumentar. A região agora é conhecida por ser o local onde a maior quantidade de ossos de mamute já foi encontrada. De acordo com os arqueólogos, a descoberta pode ajudar a entender como se deu a extinção desses animais.
“O que causou a extinção desses animais, em todo lugar se debate, se foi a mudança climática ou a presença de humanos […] Acho que no final a decisão será que houve um efeito de sinergia entre as mudanças climáticas e a presença humana […] [o aeroporto] será um local muito importante para testar essas hipóteses.”, afirmou o paleontólogo Joaquin Arroyo Cabrales.
Atualmente, pesquisadores trabalham para descobrir como tantos mamutes foram parar no local e como se deu a morte desses animais. Para eles, a morte se deu de forma natural depois que os bichos ficaram presos na lama do antigo lago da região.
Os especialistas complementaram dizendo que os ossos dos animais chegaram a ser usados como ferramentas por humanos que habitaram a região há muitos anos. O novo aeroporto que irá se chamar de Santa Lucia deve inaugurar no ano de 2022, até lá as pesquisas no local continuam.
Confira o vídeo das escavações no local
Fonte: Aventuras na História