Educação Tecnologia

Curso on-line auxilia pais a orientar filhos sobre o uso seguro da web

‘Filhos Conectados’ foi criado pelo NIC.br e tem duração de três horas; para acessar o material gratuito, basta se cadastrar no site oficial

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) lançou no início do mês, por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o curso on-line e gratuito “Filhos Conectados”. O objetivo é auxiliar os pais na orientação dos filhos sobre o uso seguro e responsável da internet.
São três horas de material dividido em 12 capítulos de aulas que abordam, cada uma, um tema específico da vida e do comportamento das crianças e dos adolescentes na internet. Para acessar o curso, basta se cadastrar no site oficial (https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-online-filhos-conectados/).
Entre os capítulos do curso, há um módulo prático em que os pais recebem dicas de utilização de softwares de controle parental, que monitoram as atividades dos pequenos, e de como configurar a privacidade em aplicativos de mensagens e nas redes sociais.

Alguns sites e aplicativos já oferecem a função de controle parental (Foto: Shutterstock)

Crianças e adolescentes conectados

Segundo a ONG, a ideia do curso veio com a divulgação dos resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, que mostrou que 89% dos indivíduos de nove a 17 anos, já são usuários da web. Em números reais, isso significa que mais de 24 milhões de crianças e adolescentes estão conectados às redes.
Outro dado impressionante do estudo é o fato de 43% dos entrevistados já terem visto outras pessoas sendo discriminadas na web, seja pela cor ou pela aparência física. Além disso, 27% das meninas e 17% dos meninos que participaram do levantamento afirmaram ter tido acesso a conteúdo de violência no ambiente digital.
Para Kelli Angelini, uma das instrutoras e idealizadora do curso, “ainda há muito o que conhecer e fazer quando falamos em educação de crianças e adolescentes no mundo digital, já que isso significa que vivem com o mundo ao alcance das mãos. Orientar os pais e responsáveis é tão importante quanto orientar os pequenos”, comenta.
O site do NIC também oferece diversos cursos de capacitação, mas todos com foco na segurança digital. Atualmente, o curso “o papel das TICs para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU” também está aberto para inscrições.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish