Ciência

O lugar mais perigoso que já existiu na terra

Com crocodilos enormes e feras aquáticas, o Saara, há 100 milhões de anos, teria sido o habitat dos maiores predadores do mundo, segundo estudo

Um grupo de paleontólogos divulgou uma pesquisa no qual afirma ter descoberto a época e o lugar mais perigoso do planeta Terra. De acordo com a CNET, o Dr. Nizar Ibrahim, da Universidade de Detroit Mercy, conduziu o estudo responsável por revelar que o Saara, há 100 milhões de anos, teria sido o habitat principal de terríveis predadores.
O local abrigava répteis assustadores que voavam pelos céus e animais enormes como crocodilos que rondavam na região há milhões de anos. “Um viajante do tempo humano não duraria muito” na área, explicou Ibrahim.
Publicado no ZooKeys, a equipe de pesquisadores disse que foi “o trabalho mais abrangente sobre vertebrados fósseis do Saara em quase um século”. Esta é a primeira pesquisa considerável que estudou os fósseis de vertebrados no Saara, desde 1936. A pesquisa contou com inúmeros registros fósseis de museus do mundo todo e notas históricas de expedições ao redor da Formação Kem Kem da África.
A Formação Kem Kem, de acordo com a IFL Science, é uma variedade de composições geológicas do período Cretáceo, localizado no Sudeste do Marrocos. Os resultados extraídos a partir dela foram descritos pela Universidade de Portsmouth como “o primeiro relato detalhado e totalmente ilustrado de uma escarpa rica em fósseis”.
A Kem Kem detém de uma quantidade abundantemente alta de fósseis de grandes predadores e carnívoros, como grandes dinossauros, pterossauros, enormes crocodilos e feras aquáticas. Além disso, o local revela uma simulação mais clara da biodiversidade da África do que qualquer outra região do continente.
“Este lugar estava cheio de peixes absolutamente enormes, incluindo celacantos gigantes e peixes pulmonados”, explicou o professor David Martill, da Universidade de Portsmouth.
Conforme o estudo notável, este pedaço de rocha pré-histórica “fornece uma janela para a Era dos Dinossauros da África”, e deixa claro o quão impossível seria para um ser humano sobreviver naquele lugar e período de tempo.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish