Bem-estar

Alho negro tem mais vantagens que o comum e pode ser feito em casa

Ingrediente é feito por processo de fermentação e tem capacidade antioxidante

O alho negro ainda é pouco conhecido, porém, vem sendo motivo de muitas dúvidas das pessoas que amam ousar nos temperos. Ele vem ganhando espaço na cozinha, sobretudo, de quem não abre mão do sabor, sem deixar a saúde e seus benefícios de lado.
O alho negro é utilizado há anos na Ásia, muito consumido por lá devido seu alto teor de antioxidantes. É muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. Já adianto que não se trata de uma espécie exótica. Diferente do que muitas pessoas pensam, ele não nasceu assim.
Ele é feito por um processo de maturação do alho comum, em que os bulbos são deixados em um forno durante pelo menos 20 dias, com alta umidade e com temperatura de 65°C a 85°C. Por isso, tem um custo elevado no mercado.
Ao ser preparado, o alho negro perde aquela ardência característica, fica um pouco mais adocicado, e com outra textura. Assim, ele pode ser utilizado para finalizar diversas preparações, sem necessidade de adicionar em cozimento. Combina muito bem com massas, frango, peixes, saladas, e é possível fazer também pastas e molhos.

Benefícios do alho negro

Uma pergunta comum é a diferença nutricional do alho comum e do alho negro, visto que são basicamente o mesmo alho, porém com um processo de fermentação diferente. A alicina é um princípio ativo presente no alho à qual são atribuídos a maioria de seus benefícios medicinais. No entanto, ela é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou seco.
Com a fermentação do alho, a alicina é convertida para S-Alil-Cisteína (SAC), que é um potente e estável antioxidante. O SAC possui o dobro da capacidade antioxidante e é melhor absorvido pelo corpo que a alicina.
Outros benefícios do SAC são o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora na saúde cardiovascular, auxílio na regulação da pressão arterial, antioxidante natural e diminuição no estresse oxidativo relacionado ao envelhecimento.
Um estudo publicado no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, em março de 2014, mostrou que o alho negro é capaz de inibir a proliferação de células malignas em casos de câncer do cólon. No Japão, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Showa elencaram mais de 20 propriedades medicinais do alho negro. Segundo eles, este alimento retarda o envelhecimento, combate o colesterol ruim, previne a diabetes, combate prisão de ventre e gripes, melhora dores de estômago, a insônia e a circulação sanguínea.

Como fazer alho negro em casa

Por ter um custo alto, muitas pessoas têm se perguntado se teria como fazer esse alho negro em casa. Um jeito caseiro para atingir esse processo é botar as cabeças de alho numa panela elétrica e deixar no modo ”aquecer” por pelo menos três semanas direto. Infelizmente acaba sendo um processo complicado e não muito seguro de fazer em casa. Muito cuidado!

Fonte: Minha Vida

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish