Pesquisadores descobrem espécie de dinossauro com características de papagaio

O animal media dois metros de comprimento e foi encontrado na Mongólia, sendo identificado por estudo da Universidade de Edimburgo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Edimburgo descobriu um dinossauro com características semelhantes às de um papagaio, com um bico grande, sem dentes e com apenas dois dedos funcionais na ponta dos antebraços. O estudo, publicado na revista Royal Society Open Science, acrescenta que o animal atingia cerca de dois metros de comprimento.
Os esqueletos, inicialmente não reconhecidos pelos pesquisadores, foram desenterrados no deserto de Gobi, na Mongólia, anos antes da conclusão sobre a espécie — agora nomeada ‘Oksoko avarsan’. Os cientistas também concluíram que os preservados restos mortais tinham relação com a família dos oviraptores, que era caracterizada pelos três dedos.
As quatro ossadas foram encontradas completas e descansando juntas ao longo de milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior. Uma curiosa descoberta sobre a nova espécie é de que, durante a “juventude”, os dinossauros demonstravam sociabilidade, realizando ações conjuntas com outros bichos da mesma família — permitindo também sua multiplicação antes da extinção.
O líder do estudo, Gregory Funston, explicou como a variação genética auxiliou na conclusão da identificação: “Sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores — que não havia sido estudada antes. Isso revelou algumas tendências inesperadas, que são uma peça-chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros”.

Legenda foto: Representação de dinossauro da família ‘Oksoko avarsan’ (Foto: Michael W. Skrepnick)