Geral

Turistas devolvem artefatos roubados de Pompeia após culpá-los por “azar”

Em cartas, canadenses que surrupiaram destroços em 2005 culpam objetos por terem “trazido onda de má sorte” para suas famílias, citando casos de câncer e problemas financeiros

As autoridades do Parque Arqueológico de Pompeia, na Itália, se surpreenderam ao receber um pacote contendo diversos artefatos roubados do local anos atrás. Com os objetos também chegaram duas cartas em que os ladrões se desculpam e justificam o motivo da devolução: má sorte.
Em uma das cartas, uma canadense identificada como Nicole explica que roubou duas peças de mosaico, partes de uma ânfora e uma peça de cerâmica quando visitou o local em 2005. De acordo com a ladra, ela tinha pouco mais de 20 anos à época e, desde então, tem passado por uma maré de azar.
“Queria ter um pedaço da história que ninguém mais teria. Eu realmente não pensei ou percebi o que estava pegando”, afirmou a mulher, hoje com 36 anos, segundo reportagem compartilhada no periódico italiano La Repubblica.

“Peguei um pedaço da história que se cristalizou no tempo e que contém muita energia negativa”.

Pompeia foi soterrada em cinzas vulcânicas após a erupção catastrófica do Monte Vesúvio em 79 d.C., o que levou a morte de todos que viviam na cidade à época. Para Nicole, roubar artefatos do sítio arqueológico seria a razão pela qual, desde então, ela teve câncer de mama duas vezes e diversos problemas financeiros.

“Somos boas pessoas e não quero passar essa maldição para minha família ou filhos”, escreveu a canadense. “Por isso, perdoem-me por esse gesto de anos atrás, aprendi minha lição e estou pedindo o perdão dos deuses. Eu só quero me livrar da maldição que caiu sobre mim e minha família”.

O pacote continha outra carta confessional de um casal, identificado como Alastain e Kimberly G., também do Canadá, junto com algumas pedras roubadas do local também em 2005. “Nós os pegamos sem pensar na dor e no sofrimento que essas pobres almas experimentaram durante a erupção do Vesúvio e na terrível morte que tiveram”, pontuaram os canadenses. “Pedimos desculpas e, por favor, nos perdoe por fazer essa escolha terrível! Que as almas [vítimas dessa catástrofe] descansem em paz”.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish