Saúde

Momento da puberdade está vinculado ao risco de automutilação na adolescência

A puberdade precoce está associada a um risco aumentado de automutilação em adolescentes do sexo feminino, mas os resultados para os homens são inconsistentes. Isso pode ser devido ao uso de medidas subjetivas do momento da puberdade, que podem ser tendenciosas. Também há evidências limitadas para a persistência dos efeitos do tempo de puberdade após a adolescência, particularmente em homens.
Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e colegas usaram dados de 5.369 participantes (47% do sexo masculino) do Estudo Longitudinal da Avon de Pais e Filhos (tradução livre) para avaliar a associação entre o momento da puberdade e a automutilação durante a adolescência e a idade adulta jovem.
Os pesquisadores descobriram que o tempo de puberdade mais tardio (medido pela idade no pico da velocidade de crescimento [aPHV]) foi associado a um risco reduzido de automutilação aos 16 anos em ambos os sexos (feminino: aumento anual ajustado na razão de chances aPHV [OR], 0,85; masculino: OR, 0,72). Os resultados foram semelhantes para automutilação com e sem intenção suicida. A evidência de uma associação de tempo de puberdade com risco de automutilação aos 21 anos em participantes do sexo feminino não atingiu significância estatística. Também não houve associação com o risco de automutilação aos 21 anos em participantes do sexo masculino.
O estudo concluiu que os adolescentes com desenvolvimento precoce representam um grupo com risco aumentado de automutilação. Este risco aumentado atenua à medida que os adolescentes fazem a transição para a idade adulta, particularmente no sexo masculino. Pesquisas futuras são necessárias para identificar os mecanismos modificáveis subjacentes à associação entre o período de puberdade e o risco de automutilação, a fim de desenvolver intervenções para reduzir a automutilação na adolescência.

Fonte: Boa Saúde

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish