Ciência

Arqueólogos descobrem raro capacete grego-ilírio em túmulo de guerreiro na Croácia

Dentro da tumba, estavam ainda um tesouro de armas de ferro, o esqueleto do combatente e os restos mortais de uma mulher usando pulseira de bronze

Durante uma escavação realizada em uma caverna em Zakotarac, na península de Pelješac, na Croácia, arqueólogos descobriram o túmulo de um guerreiro, provavelmente pertencente ao século 4 a.C. Dentro da tumba, porém, encontraram algo ainda mais notável: um capacete raro.
De acordo com os pesquisadores, trata-se de um capacete feito de bronze do tipo grego-ilírio. Eles também consideraram o achado especialmente raro, visto que até hoje poucos similares já foram identificados.
O artefato não foi a única coisa que os especialistas encontraram na tumba. O esqueleto do guerreiro em questão estava enterrado lá, porém os ossos estavam em “condições bastantes ruins”, conforme informado pelos envolvidos no trabalho arqueológico. Restos mortais de uma mulher usando uma pulseira de bronze também foram localizados.
Foram encontrado ainda um tesouro de armas de ferro, que consistia em lanças e facas muito raras. “Quinze fíbulas de bronze e prata (colchetes), 12 agulhas, vários ornamentos de bronze em espiral e pinças e várias centenas de pasta de vidro e contas de âmbar pertencentes a colares” foram descobertos, segundo o artigo publicado na Archaeology News Network.

Foto: Divulgação/Museus de Dubrovnik

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish